0 de Junho de 2002. Há 18 anos a Seleção Brasileira conquistava o pentacampeonato mundial, maior título entre as seleções de todo o planeta.
O Brasil, comandado pelo técnico Felipe Scolari, o Felipão, estava no auge do futebol e chegava à sua terceira final consecutiva. Em 1994, conquistara o tetra nos Estados Unidos sob a batuta da dupla Romário/Bebeto. Em 1998, mais uma vez na grande decisão, a Seleção Canarinho foi goleada pela França, dona da casa, por 3 a 0, com o show de Zinedine Zidane, hoje técnico do Real Madrid, e com o futebol pífio de Ronaldo, acometido na noite anterior de uma suposta convulsão, episódio até os dias de hoje sem uma boa explicação.
Mas, quatro anos depois, o atacante, que jogava pela Internazionale (ITA), havia passado por cirurgias no joelho pouco tempo antes da competição e o seu rendimento era o principal assunto na mídia da época. Foi a redenção do camisa 9.
Jogando no Japão o Brasil venceu todas as partidas anteriores, Turquia (2 x 1), China (4 x 0) e Costa Rica (5 x 2) na primeira fase, Bélgica (2 x 0) nas oitavas de final, Inglaterra (2 x 1) nas quartas de final e novamente a Turquia (1 x 0) nas semifinais e, na decisão foi contra a Alemanha, em Yokohama, Ronaldo fez por merecer o apelido de Fenômeno e marcou os dois gols, que deram o título ao maior campeão do planeta.
Ronaldo somou oito tentos na Copa, ultrapassando o recorde da campanha da Polônia de 1974, quando Grzegorz Lato fez sete gols na competição.
Campeões da Copa do Mundo de 2002: Marcos, Cafu, Belletti, Lúcio, Roque Júnior, Roberto Carlos, Júnior, Edmílson, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho Gaúcho, Denílson, Ronaldo, Rivaldo, Dida, Rogério Ceni, Anderson Polga, Vampeta, Ricardinho, Juninho Paulista, Kaká, Edilson e Luizão. Técnico: Luiz Felipe Scolari. (EM CIMA DO LANCE)