Foi lançada oficialmente ontem (25) no teatro do Sesc Feira, a 16ª edição da Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). O evento acontecerá entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro, na praça Padre Ovídio (Praça da Matriz).
Nesta edição, o festival tem como tema a "Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil" e vai homenagear o artista plástico Juraci Dórea e o poeta popular Chico Pedrosa, que tematizam fortemente o sertão em suas produções.
"Nós teremos seis dias de intensa programação, com teatro, música, contação de história e muitas conversas com escritores de expressão nacional, como Itamar Vieira Júnior, Aline Bay e Carla Akotirene. Para além disso, a gente tem, já confirmado, 96 livros para serem lançados e todos os nossos espaços de venda já estão fechados", explica a pró-reitora de Extensão da Uefs e coordenadora da Feira, Rita Brêda.
A FLIFS é realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e conta também com o apoio do Governo Municipal.
"A Secretaria Municipal de Educação estará apoiando o evento através de convênio para a aquisição de vale-livros no valor de 120 mil reais. Nós estaremos no evento também apresentando ações e atividades desenvolvidas nas escolas que incentivam a prática leitora", explica a secretária municipal de Educação, Anaci Paim.
Este ano, conforme inscrição através de edital público, 43 escolas municipais da sede e 16 dos distritos vão participar do evento. Cada unidade de ensino inscreveu 40 estudantes, que vão visitar o evento e receber o voucher.
Destas, 19 escolas selecionadas apresentam nos palcos do evento programas e projetos desenvolvidos, preferencialmente, sobre leitura nas escolas.