Um ataque realizado por hackers invadiu os bancos de dados da Rede Bahia, na última terça-feira (11). Com o sistema afetado, informações pessoais de funcionários e ex-profissionais da afiliada da TV Globo foram vazadas. Uma empresa de segurança cibernética foi contratada para fazer o trabalho de recuperação.
O ataque comprometeu também a produção do jornal impresso Correio, que está há três dias sem circular e não há previsão de quando o serviço voltará ao normal.
Procurado pelo Portal M!, o acionista da Rede Bahia, ACM Júnior, disse que a situação deverá estar controlada até este sábado (15).
"Nós estamos tentando recompor o mais rápido possível, trabalhando sem parar dia e noite. Esses ataques estão acontecendo no mundo inteiro. Os mais sofisticados sistemas de segurança estão sendo afetados. Acho que até amanhã estaremos voltando ao normal", ressaltou ACM Júnior, ao informar que a IBM foi contratada para solucionar o problema.
O diretor-presidente da Rede Bahia, Paulo Cesena, emitiu um comunicado interno nesta quinta (13) aos colaboradores, explicando que o caso está sendo investigado.
"A Rede Bahia já adotou todas as medidas técnicas e de segurança usados para a proteção de dados, inclusive, fez a contratação de empresas especializadas com o objetivo de mitigar os riscos desse incidente de segurança", disse, em trecho da nota.
Além disso, houve a divulgação de dados pessoais de alguns dos colaboradores e ex-colaboradores da Rede Bahia. "Estamos investigando o ocorrido, apurando as devidas responsabilidades e já acionamos as autoridades competentes", acrescentou o executivo, ao site Natelinha.