A ufologia na Argentina registra casos dos mais interessantes na esfera mundial e um desses registros ocorreu na noite de 14 de agosto 1965 envolvendo um avião Lancaster, procedente da Inglaterra que havia efetuado pouso no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires e seguia em direção de Santiago, Chile. Minutos após deixar ser monitorado pelo controle de tráfego argentino para passar para o chileno, o aparelho começou a apresentar interferência nas comunicações via rádio.
O comandante do aparelho ainda conseguiu falar: “Algo se passa com os instrumentos. Não podemos controlá-los”. No mesmo instante, ao lado da crescente interferência, na torre de controle de Santiago, ouviu-se uma dura voz de comando: “Stendek, stendek, stendek”. Não se sabe de quem era voz e não há essa palavra “stendek”, em idioma ou dialeto falado na Terra.
O avião Lancaster desapareceu para sempre com a sua tripulação. Buscas foram feitas durante muito tempo na região por patrulhas áreas e terrestres chilenas, argentinas e inglesas, todavia passados 55 anos, nenhuma pista, nenhum sinal do Lancaster e sua tripulação. Na área do desaparecimento os camponeses residentes relataram a ocorrência constante de fenômenos no céu, como objetos aéreos e luzes misteriosas. O desaparecimento do Lancaster está relacionado como um fenômeno ufológico.