Em 18 de novembro de 1974 astrônomos do Radiotelescópio de Arecibo, Porto Rico, enviaram mensagem ao espaço com 1.679 bits de informações sobre vários aspectos da humanidade, de forma gráfica: a química dos hidrocarbonetos, o DNA, a morfologia humana e a conformação do Sistema Solar. Uma imagem do telescópio usado para enviar a mensagem, também foi incluída. O destino desse material foi o conjunto estelar M13, na Constelação de Hércules que dista cerca de 25 mil anos luz da Terra.
Apenas seres inteligentes podem decifrar o conteúdo que deve demorar 25 milênios (25 mil anos) para chegar ao seu destino e outros 25 milênios para voltar. Mediante essas informações, a mensagem deve estar a caminho da Constelação de Hércules constituída por 40 mil astros, aproximadamente.
Mas há varias outras tentativas na Terra no sentido de estabelecer contato com seres de outras civilizações. No momento em que você efetua essa leitura, em algum lugar, alguém faz uma tentativa nesse sentido. Mais de cinco milhões de usuários estão interconectados por computadores, ao redor do planeta, com o fim de decodificar as informações obtidas pelos radiotelescópios do projeto SETI lançado pela NASA na década de 1970 e com atuação independente , desde os anos 90, em busca de informações sobre vida extraterrestre.