Ativista do cordel
Justíssima homenagem ao “Dia do Cordel”, foi feita ontem, nesta cidade, pela mídia, quando foi evidenciado o nome do poeta cordelista Franklin Maxado, por tudo que foi feito até aqui pela literatura popular. A Codecri, editora do jornal ‘alternativo’ “O Pasquim” lançou seu livro e o categorizou na história cultural do país injetando pelo Brasil afora. Maxado, repórter na Folha de São Paulo, frequentou a Feira de São Cristóvão e os lugares onde a cultura nordestina se impunha nos grotões urbanos da grande São Paulo. Andou o Brasil inteiro vendendo cordéis, os próprios e de outros. Propagou Cordel, em varias partes do mundo com pouso em Portugal e países lusófonos acredito ter a maior coleção de cordéis do Brasil. Mora em Feira de Santana, onde é fundador do Museu Casa do Sertão, da Uefs, fazendo música, escrevendo cordel, artigos e é imortal da Academia Feirense de Letras.
Imunização
Enquanto Feira de Santana aguarda a chegada de vacinas contra o covid para aplicar necessrias doses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com a imunização com a segunda dose das pessoas que estão no período recomendado. A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e, quase todos os grupos prioritários já foram vacinados na cidade, exceto um percentual referente aos profissionais da Educação. ‘ A cidade registrou, no último mês de maio, as maiores taxas de casos ativos da Covid-19, desde o início da pandemia, foram 5.371 pessoas contaminadas pela doença, representando curva crescente de 29,5% e 100 óbitos, indicando aumento de 25%. De acordo com o secretário da Saude Marcello Brito, a situação é um reflexo das aglomerações, graças aos registros de eventos mais populares. Nesse período que está chegando, vamos viver o mesmo problema, apesar das restrições de abertura, é impossível para os órgãos públicos fiscalizar toda a população e temos que apelar para a consciência que se não há, viveremos o que estamos vendo. É o São João, chegando.
Medicina
Realizando um excelente trabalho na medicina em Feira de Santana, Fabricio Dórea Fernandes, especialista em doenças do aparelho digestivo, com trabalhos em endoscopia e colonoscopia. Filho do especialista Antonio Fernandes, de saudosa memoria.
Trabalhos
Tem realizado excelentes projetos de arquitetura em Feira de Santana, o consagrado Sydney Quintela, que tem aproveitado a moderna zona leste da cidade, mais precisamente a badalada área da Artemia Pires para realizar seus arrojados trabalhos.
Homenagem ao “Dia do Cordel”, foi feita nesta cidade, pela mídia, ao poeta cordelista Franklin Maxado
O consagrado arquiteto Sydney Quintela, que vem transformando Feira de Santana