Rui Costa assume a Casa Civil mais empoderada com o PPI
Rui Costa assumiu ontem a Casa Civil da Presidência da República com uma novidade que empodera a pasta: Lula assinou uma Medida Provisória que passa para a batuta dele o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
O PPI foi criado em 2016 e é um projeto que pretende ampliar parcerias com a iniciativa privada, inclusive com a desestatização de alguns segmentos.
É justamente esse programa que Marcus Cavalcanti, secretário da Infraestrutura na era de Rui governador, vai comandar lá na Casa Civil.
Rui tomou posse dizendo que vai dialogar com todos os segmentos, a começar pelo Judiciário.
— O povo brasileiro votou em Lula porque quer paz. É isso que vamos buscar.
Marcus Cavalcanti era quem tocava as obras de infraestrutura da Bahia, inclusive a ponte Salvador-Itaparica.
Mais baleias no oceano
Um levantamento feito por conta de uma parceria entre o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e a Veracel Celulose estima uma população de 25 mil baleias jubarte no litoral brasileiro, número similar ao de 200 anos atrás, quando a população era de 30 mil animais.
O monitoramento aéreo, que é realizado a cada três anos, foi feito em cerca de 6.200 km, do Ceará até o litoral norte de São Paulo.
Quatro suplentes vão ser deputados menos de 30 dias
Os mandatos dos deputados eleitos em 2018 terminam no dia 31 próximo e por conta disso, com a ascensão dos deputados Tum (Avante), Osni Cardoso (PT), Jusmari Oliveira (PSD) e Angelo Almeida (PSB) ao secretariado, quatro suplentes vão assumir as vagas.
Ou seja, eles vão ser deputados um só mês, sem sessão, sem participação no plenário, mas com direito a salário. São eles, conforme os partidos a que estavam ligados em 2018: Kátia Bacelar (PL), Reinaldo Braga (PL), Luizinho Sobral (Pode) e Anilton Bastos (Pode).
Os novos secretários serão empossados hoje em cerimônia na área externa da Alba. A curiosidade é saber se algum temporão vai aparecer.