noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Coluna do Levi Vasconcelos

2º turno é quase igual ao 1º, mas com as bolas (ou os fujões) trocados

Até o discurso do tanto faz de ACM Neto é o mesmo, e talvez aí esteja o ponto divergente das estratégias

Publicada em 21/10/22 às 17:44h - 202 visualizações

atarde.com.br por Colunista - Levi Vasconcelos com supervisão do jornalista Jair Cezarinho WWW.ENCONTROJA.COM.BR


Compartilhe
Compartilhar a noticia 2º turno é quase igual ao 1º, mas com as bolas (ou os fujões) trocados  Compartilhar a noticia 2º turno é quase igual ao 1º, mas com as bolas (ou os fujões) trocados  Compartilhar a noticia 2º turno é quase igual ao 1º, mas com as bolas (ou os fujões) trocados

Link da Notícia:

2º turno é quase igual ao 1º, mas com as bolas (ou os fujões) trocados
 (Foto: Reprodução)

O que é melhor para a estratégia de um candidato, é falar sozinho, via entrevistas, fugindo dos confrontos, ou partir para o debate cara a cara, como Bolsonaro e Lula fizeram na Band?

Depende das circunstâncias, um ou outro pode ser o melhor a seguir. Na disputa baiana de 2022 os dois principais candidatos, ACM Neto e Jerônimo, agiram precisamente iguais e depois ficou um criticando o outro pela mesmíssima coisa.

No 1º turno liderando as pesquisas ACM Neto fugiu dos debates e foi chamado por Jerônimo de fujão, enquanto parecia colecionar aliados numa aparente debandada geral das bases de Rui Costa para ele. Perdeu ou ganhou? Ao que parece, perdeu. Entrou no 2º em situação inversa, Jerônimo é quem lidera e agora também é quem foge. Se ele vai perder ou ganhar, saberemos dia 30.  

Na disputa baiana, ACM Neto e Jerônimo agiram precisamente iguais e depois ficou um criticando o outro -

Repeteco — Fora disso o 2º turno segue como no primeiro. Neto diz que Jerônimo se esconde atrás de um número, o 13, e Jerônimo tenta, antes e agora, colar ele com Bolsonaro. 

Até o discurso do tanto faz de ACM Neto é o mesmo, e talvez aí esteja justamente o ponto divergente das estratégias. O resultado das urnas mostrou que as conexões federais de Jerônimo, com Lula lá, fizeram a diferença.

Agora, está Jerônimo como sempre ancorado ou escorado em Lula, e Neto sem referências, sozinho. Claro que isso não é opção, é a falta delas. Mas já é líquido e certo que nesse jogo, como sempre, aliás, as conexões federais têm importâncias decisivas.

Pesquisas mostram disputa Lula x Bolsonaro mais trincada

Quatro pesquisas divulgadas esta semana mostram Lula na frente em todas, mas também um jogo bem mais trincado do que no primeiro turno, com Bolsonaro crescendo devagar e sempre, cada vez mais encostando.

Na Genial/Quaest dá Lula 47 a 42%, no Datafolha 49 a 45, no PoderData 52 a 48 e no Ipesp 49 a 43, resultados bastante parecidos.

Segundo o jornalista Rudolfo Lago, do site Congresso em Foco, é um cenário bastante parecido com o de 2014. Em outubro daquele ano, pouco menos do tempo que falta para a eleição agora, deu Dilma, candidata à reeleição, 52 contra 48 de Aécio Neves. As urnas bateram 51,64% de Dilma contra 48,36 de Aécio.

Num país de 156 milhões de eleitores 1 ponto é algo em torno de 1,5 milhão de votos. Dizem os especialistas que parece muito, mas é pouco.

Jusmari toca barco no oeste

A deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD) quis se reeleger e eleger o marido, Oziel Oliveira, deputado federal, se deu mal com a dupla derrota, mas nem por isso saiu de campo. É quem está pilotando a campanha de Jerônimo no oeste baiano.

Ela, que também é ex-prefeita de Barreiras, refuta as queixas do atual prefeito, Zito Barbosa (UB) sobre Rui Costa:

— Se boa administração é asfalto, Rui  foi mal.

Vaga no TCM à espera do resultado para governador

É consenso que a vaga de Raimundo Moreira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), cujo indicador da vez é a Assembleia, espera o desfecho da eleição estadual, mas agora há  novos atores em cena, na fila de espera.

Se vencer ACM Neto, o cotado é Tom Araújo (UB), que não disputou a reeleição por problemas de saúde, mas após os resultados do primeiro turno, com Jerônimo quase chegando lá e a derrota de alguns petistas históricos, como Josias Gomes, no quarto mandato de deputado federal, e Marcelino Galo, no terceiro de estadual, ambos com 66 anos, entram na fila com força.

Se der Jerônimo, será a última benesse de Rui.

REGISTROS

Bolsonaro e Dilma

Se Dilma Rouseff vai amanhã a Lauro de Freitas, onde será recepcionada pela amiga, a prefeita Moema Gramacho (PT), Bolsonaro vem na semana que vem, segundo João Roma, que só não disse para onde.

Opção número um

Um deputado diz que a decisão do TSE de permitir que prefeituras ofereçam transporte no dia da eleição, é normal, mas com ressalvas: o primeiro turno, com as candidaturas a deputado, sempre gera mais interesse do que o segundo, com os prefeitos inclusos.

Festival do Capão

Rowney Scott é idealizador e diretor artístico do Festival de Jazz do Capão, que acontece dias 4 e 5 de novembro. O evento é o primeiro depois da pandemia e vai acontecer como sempre no ‘Circo do Capão’, no Vale do Capão, em Palmeiras.

Meia volta

Liu Andrade, ex-prefeita de Aurelino Leal, mudou de lado. No primeiro turno apoiou ACM Neto, no segundo vai de Jerônimo, com a observação dela: 

– Peço desculpas. Ainda bem que houve esse novo momento da disputa eleitoral que permite reconhecer o que Rui fez por Aurelino Leal.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!