noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Coluna do Levi Vasconcelos

Arquivo Público, um leilão que sofreu repúdio geral dos baianos

A reação foi geral, e misturou perplexidade com a indignação

Publicada em 10/11/21 às 10:29h - 254 visualizações

Levi Vasconcelos é jornalista político, diretor de jornalismo do Bahia.ba e colunista de A Tarde.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Arquivo Público, um leilão que sofreu repúdio geral dos baianos  Compartilhar a noticia Arquivo Público, um leilão que sofreu repúdio geral dos baianos  Compartilhar a noticia Arquivo Público, um leilão que sofreu repúdio geral dos baianos

Link da Notícia:

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Que ironia: o Arquivo Público, que guarda a banda documental da vida baiana desde a chegada de Thomé de Souza em 1.549, virou palco e alvo de um caso único na história da Bahia. Um prédio histórico, bem conservado, reformado ano passado, estava com leilão marcado, felizmente suspenso pela Justiça.

Pior: é uma causa de 1990, de 31 anos atrás, em que uma empresa reclama pagamentos de projetos feitos para a Bahiatursa. A nota da PGE ontem divulgada explica que trata-se de uma decisão judicial, não uma iniciativa do Estado. Mas não diz porque se permitiu que a situação chegasse a esse ponto. Pelo tempo, deu de sobra para se tentar uma solução. E a situação virou um caso de descaso, ao que parece.

Indignação

A reação foi geral, e misturou perplexidade com a indignação. Luiz Antonio de Souza, presidente da secção baiana do Instituto dos Arquitetos do Brasil, divulgou nota de repúdio na qual pede o cancelamento do leilão.

Ordep Serra, presidente da Academia de Letras da Bahia, também publicou nota expondo a indignação de todos que são comprometidos com a preservação do patrimônio histórico-cultural.

E afinal, vai ter ou não o leilão? A Cravo Leilões, a serviço da 3ª Vara Cível de Salvador, marcou para hoje às 10h, com a ressalva: o imóvel é avaliado em mais de R$ 12 milhões, mas o lance inicial é de R$ 5 milhões, mas o projeto foi abortado pela própria justiça. É o tipo do leilão que nem sequer deveria ser marcado. Cancelado menos mal.

*Levi Vasconcelos é jornalista político, diretor de jornalismo do Bahia.ba e colunista de A Tarde.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!