Com o pleito eleitoral de 2024 cada vez mais próximo, a Justiça Eleitoral de Feira de Santana está intensificando os preparativos para garantir que o processo aconteça de forma tranquila e sem falhas. Segundo Danilo Pereira, chefe da Zona Eleitoral 156, a equipe já está mobilizada e atuando em ritmo acelerado para que tudo esteja pronto no dia da votação, 6 de outubro.
“Pra gente, aumenta um pouco o trabalho. Ou seja, todo o processo eleitoral já está acontecendo a todo vapor, trabalhando aqui dez, doze horas por dia”, relatou. “Seguimos para que, no dia da eleição, tudo aconteça com paz e tranquilidade. No dia seis, a partir das sete horas da manhã, a gente começa o processo e às oito horas, todas as urnas precisam estar ligadas e funcionando, pra que o primeiro eleitor possa votar”, explicou o chefe da Zona Eleitoral.
Para garantir o funcionamento adequado das urnas eletrônicas, uma equipe de trinta pessoas já está atuando em Feira de Santana. Elas são responsáveis por testar os equipamentos, assegurando que tudo esteja em perfeitas condições para o uso no dia da votação.
“As urnas são computadores simples, mas como qualquer equipamento eletrônico, precisam passar por testes. Estamos utilizando urnas fabricadas entre 2014 e 2015, então elas já têm uma ‘estradinha rodada’. Precisamos limpar, trocar baterias e bobinas, e confirmar se estão funcionando”, detalhou Danilo.
Outro ponto crucial do processo é a chamada “cerimônia de carga e lacração” das urnas. “Nesse dia, colocamos os dados na urna eletrônica, que até então está sem informações de eleitores ou candidatos. A partir desse momento, ela ganha a identidade de uma sessão eleitoral e passa a ser um dos bens mais valiosos da Justiça Eleitoral, pois é nela que os votos serão depositados”, destacou.
O chefe da Zona Eleitoral também ressaltou a importância dos treinamentos realizados com todos os envolvidos, desde técnicos até mesários e coordenadores.
“Passamos por uma série de qualificações para que o serviço no dia da eleição aconteça com tranquilidade. Tudo isso faz parte do nosso esforço para garantir que a votação ocorra de forma 100% eletrônica, como temos conseguido nas últimas quatro ou cinco eleições aqui em Feira de Santana”, afirmou.
Danilo ainda lembrou que há uma estratégia de monitoramento e resposta rápida em caso de problemas técnicos no dia da votação.
“No domingo, temos equipes prontas para substituir urnas que apresentem defeitos. Nosso objetivo é sempre manter tudo funcionando eletronicamente. Graças a esse trabalho de manutenção e reparo, não temos histórico de urnas falhando e sendo necessário recorrer à votação manual”, afirmou.
Com o dia 6 de outubro se aproximando, Danilo concluiu: “Estamos deixando tudo pronto. O pleito está logo ali, e esperamos, mais uma vez, entregar uma eleição tranquila e de sucesso em Feira de Santana, para que ao final do dia possamos divulgar o resultado e o candidato que tiver mais votos.”