Quando era diretora geral da Secretaria Estadual de Educação, ela se deslocava diariamente de Feira de Santana para Salvador. Uma rotina cansativa, mas essencial para a realização dos sonhos, seguindo a teoria de Paulo Freire, de que não há sonhos sem riscos. Foi assim que a administradora Roberta Santana construiu uma trajetória profissional de sucesso, ocupando diversos cargos em nível estadual, até se tornar titular da Secretaria de Saúde da Bahia. Esse perfil de mulher destemida é uma das justificativas para a concessão da Medalha Olhos D’Água, entregue na noite desta segunda-feira (5), por iniciativa do vereador Professor Ivamberg (PT). A honraria é concedida pela Casa da Cidadania a personalidades que prestam relevantes serviços em prol da saúde, bem como de outros segmentos fundamentais para uma boa qualidade de vida.
Os agradecimentos de Roberta Santana foram marcados pela emoção. “A melhor forma de falar é com o coração”, iniciou, fazendo referência à mãe Maridalva Carvalho, que assistia a solenidade igualmente emocionada, como fonte inspiradora, e ao pai Adauto, de quem herdou o conhecimento que leva para a vida inteira. Ela destacou a importância do apoio da família – o marido Kelmo e as filhas Rafaela e Kaene. “Ninguém faz nada sozinho e minha mãe sempre me ensinou que o maior ato de nossas vidas é fazer o bem, sem olhar a quem”, citou, acrescentando que “mais do que uma honra, receber esta medalha é a materialização de um sonho”.
Sobre a jornada de 27 anos na administração pública, Roberta tem um extenso balanço e a certeza de que está no lugar certo. “Tenho em minhas mãos o maior desafio de minha vida”, afirmou a homenageada, ao lembrar que a saúde vai além da questão de uma doença, mas envolve, sobretudo, a prevenção, o cuidado, a qualidade de vida. Roberta exaltou a importância do SUS – Sistema Único de Saúde e destacou a importância das vacinas. “Salvam vidas, o que for dito em contrário não tem validade”, disse, reafirmando que a sua missão é gratificante todos os dias e que toda vida importa.
A homenageada é feirense, graduada em Administração pela UEFS e Mestra em Administração Estratégica com ênfase em Planejamento e Gestão. Graças aos conhecimentos na área, conduziu as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, garantindo assistência e ampliando a estrutura das unidades hospitalares, então diretora da Sesab. Não por acaso, a entrega da honraria ocorreu no Dia Nacional da Saúde, instituído em homenagem ao aniversário de nascimento do sanitarista Osvaldo Cruz.