Com o objetivo de selecionar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com indícios de graves problemas bucais para receberem tratamento dentário gratuito, dentistas da Turma do Bem, rede de voluntariado especializado, realizaram, nesta quinta-feira, 6, uma triagem na Escola Municipal Reitor Edgar Santos, no bairro Brasília.
A ação aconteceu, simultaneamente, em mais de 90 cidades brasileiras, em todos os estados do país. Em Feira, a unidade escolar municipal foi escolhida.
“Os estudantes participaram de atividades relacionadas à saúde bucal, orientações de higiene e doenças e receberam um kit composto por escova e pasta de dente. Além disso, eles foram examinados e tiveram as informações cadastradas no programa da Turma do Bem. A partir da avaliação dos dados disponibilizados, elas serão selecionadas para o acompanhamento”, explica a dentista e integrante da Turma do Bem, Amanda Pedreira.
Cuidar dos dentes é fundamental para garantir não apenas um sorriso bonito, mas também para preservar a saúde geral do corpo. Para o estudante Denis de Jesus, a oportunidade de participar da programação foi fundamental para a manutenção dos bons hábitos e cuidados.
“É muito importante cuidar da saúde bucal, a abordagem da equipe foi muito interessante e nos trouxe muitas orientações. É uma iniciativa que deve alcançar cada vez mais escolas, uma proposta super válida”, conta o estudante Denis de Jesus.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Adriana Fontes, propostas como esta agregam demais ao trabalho realizado pela escola. “Agradecemos a essa oportunidade porque já vínhamos observando a necessidade de alguns alunos, sobretudo aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. A visita da Turma do Bem fortalece o papel da escola como espaço que permite alcançar a necessidade do humano como todo”, pontua a gestora.