A semana da Micareta começou com os trabalhos intensificados. Nesta segunda-feira (15), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promoveu capacitação para os profissionais que vão atuar no hospital da festa. O treinamento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A coordenadora médica do SAMU, Karine Nascimento, destaca que além de fazer uma atualização do manejo clínico, o momento tem como objetivo preparar a equipe para agir de forma imediata e eficaz nos traumas e incidentes mais comuns da folia.
“Em eventos de grande porte como esse, temos muitos trauma de face, porque há muita agressão física, tanto que temos bucomaxilofacial na equipe. Tem muito ferimento de arma branca e nos deparamos também com ferimentos causados por armas de fogo. Para quem vem à festa, o recado é que curta com moderação e use o álcool com moderação”, frisou Karine.
O técnico de enfermagem, Edival Santos, avalia a qualidade do treinamento oferecido como essencial para quem tem o desejo de atuar com pacientes de urgências e emergências.
“Ano passado, trabalhei na Micareta e atendi muitos pacientes com fraturas e pessoas que necessitavam de suturas. Hoje, me sinto um profissional muito mais capacitado, mesmo tendo experiência. Parabenizo toda a equipe envolvida porque são ótimos profissionais ministrando um conteúdo excelente”, ressaltou.