A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), realizou nesta semana a distribuição de ração animal na zona rural. Um total de 34.460 kg de ração foram entregues aos 655 criadores de bovinos e equinos, incluindo farelo de trigo e milho para auxiliar na alimentação dos animais, representando 704 sacos de milho e 562 sacos de farelo de trigo. Os beneficiados foram cadastrados por meio dos agentes distritais.
Na última quarta-feira (03) , a distribuição ocorreu na comunidade de Santa Rosa, no distrito de Ipuaçu, e no distrito de Maria Quitéria, na comunidade Venda Nova. Na quinta-feira (04), a distribuição foi realizada nos distritos de Tiquaruçu, na comunidade de São Cristóvão, e na Fazenda Riachão, na Matinha, na comunidade de Candeal 2. Nesta sexta-feira (05), os criadores dos distritos de Humildes e da comunidade Brandão, em Jaíba, foram beneficiados.
Ana Maria Santiago, 50 anos, moradora da comunidade de Santa Rosa, no distrito de Ipuaçu, destacou a importância da ação da prefeitura: "Está sendo muito bom e importante essa distribuição de ração que a prefeitura está fazendo. A gente que vive na roça e não tem condições de comprar ração, e com a seca não tinha pasto para alimentar os animais. Eu cortava mandacaru para alimentar meus bichos", relatou Maria.
Jeane dos Santos, 47 anos, da comunidade de Venda Nova, no distrito de Maria Quitéria, expressou sua gratidão à prefeitura: "Veio no momento certo, na hora certa. Meus animais e de outros criadores estavam precisando. Isso é bom e importante para nós!", disse Jeane.
Odair de Lima, 50 anos, morador da Fazenda Riachão, no distrito de Tiquaruçu, comentou sobre a ajuda da prefeitura com os farelos: "Perdi um boi com a estiagem porque não tinha o que comer. Com a chuva, estamos tendo pasto agora e a prefeitura sempre ajuda nós, moradores da zona rural. Estou muito satisfeito com esse trabalho", manifestou Odair.
Lázaro dos Santos, 76 anos, morador da comunidade de Candeal 2, no distrito de Matinha, destacou: "É uma ajuda boa! Perdi um animal porque não tinha água nem comida para oferecer a ele para sobreviver. Estou com três animais de grande porte e com essa ajuda da prefeitura, vai me ajudar e ajudar eles também", declarou Lázaro.
O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, explicou que "a distribuição da ração teve início na última terça-feira com o objetivo de garantir que a reserva genética desses animais fosse preservada na zona rural de Feira de Santana. Sabemos que essa estiagem causou muitos danos às pastagens e muitos pequenos agricultores ficaram sem pastos. Portanto, a prefeitura realizou um cadastramento por meio dos agentes distritais para levantar as necessidades e a quantidade de animais dos criadores". A distribuição da ração animal continuará até a próxima sexta-feira, dia 12 de abril.