A área externa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi cenário de uma ação alusiva ao Janeiro Branco, destacando a importância da saúde mental dos profissionais de saúde, que são constantemente dedicados ao cuidado dos outros. A iniciativa foi liderada pela coordenação de Psicologia da unidade.
Débora Valois, coordenadora do Serviço de Psicologia do HGCA, destacou a relevância de ações como essa, reconhecendo que profissionais de saúde, devido à natureza de seu trabalho, muitas vezes negligenciam o cuidado com sua própria saúde emocional. Ela salientou que a experiência de adoecimento e hospitalização afeta não apenas os pacientes, mas também os profissionais de saúde, tornando o suporte psicológico essencial para lidar com as demandas emocionais do ambiente hospitalar. “Nosso objetivo é reforçar a importância de priorizar a saúde mental dos profissionais de saúde, reconhecendo que só é possível cuidar dos outros quando se está emocionalmente regulado”, afirmou Débora.
Durante todo o dia foi realizado Plantão Psicológico para orientações sobre saúde mental, acolhimento, distribuição de brindes, apresentação musical, prática de chi kung, massagem, ventosoterapia, auriculoacupuntura, aromaterapia e minicurso sobre Escola das Emoções no auditório. A diversidade de atividades reflete a abordagem holística do cuidado com a saúde mental, proporcionando momentos de descontração, aprendizado e reflexão para todos os envolvidos no ambiente hospitalar.
O Serviço de Psicologia hospitalar, composto por aproximadamente 15 profissionais, desempenha papel fundamental no atendimento aos aspectos psíquicos relacionados à saúde. Entre as responsabilidades do serviço, destacam-se o manejo de crises de ansiedade, acompanhamento em cuidados paliativos, suporte psicológico em situações de crise, e avaliação psicológica no contexto hospitalar.