Enfermeiros da atenção básica foram alertados sobre a importância da notificação imediata para dengue, além de serem atualizados sobre o manejo a pacientes com suspeita da doença ontem (7). O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no auditório Dr. João Batista Cerqueira, teve como objetivo preparar a equipe que atua nos locais considerados portas de entrada dos pacientes infectados para evitar possíveis complicações.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a notificação imediata é um dos pontos fundamentais para o trabalho de combate à dengue. Através dela, todas as ações do setor são mobilizadas.
“A equipe do núcleo de vigilância monitora cada paciente notificado. Já o grupo de endemias é informado para intensificar os trabalhos nos possíveis locais de foco, evitando assim, que o mosquito Aedes Aegypti faça novas vítimas”, ressaltou.
Segundo a enfermeira integrante do GT- Arboviroses, Sandrea Costa, o número de pessoas com sinais de alarme é algo que vem chamando a atenção da equipe de saúde - 158 pessoas apresentaram esses sintomas.
“É importante que o paciente suspeita de dengue ou dengue confirmada procure uma Unidade de Pronto Atendimento- UPA ou Policlínica imediatamente ao notar dor na barriga intensa e contínua, sangramentos, a exemplo da gengiva e de outros locais, vômito persistente, queda de pressão, sensação de desmaio ou de sede intensa”, orientou.