Começa no próximo dia 7, nos distritos de Feira de Santana, a rodada de escutas junto às comunidades da zona rural, visando a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) no município, da ordem de R$ 4,6 milhões.
Nesta terça-feira (dia 1) foi concluída a rodada de escutas na sede do município, todas realizadas no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Durante quatro dias, a Secel colheu sugestões e propostas de representantes de vários segmentos artísticos e culturais da cidade, que servirão de base para a elaboração dos editais voltados para distribuição dos recursos da LPG aos artistas, produtores e grupos culturais que apresentarem seus projetos.
"Essas escutas tem sido fundamentais para ouvirmos na ponta os fazedores de cultura. O diálogo é indispensável para desenvolvermos as políticas culturais, e temos observado um interesse cada vez maior de todos eles em participarem deste processo", diz o secretário de Cultura, Jairo Carneiro Filho.
Temas das escutas
As escutas setoriais realizadas no Teatro Margarida Ribeiro envolveram os seguintes temas: artes cênicas; artes visuais; arte digital; livro, leitura e literatura; culturas populares; expressões artístico-culturais afro-brasileiras; culturas indígenas; e memória e preservação (arquivos, patrimônio imaterial, museu, artesanato, arquitetura, urbanismo, moda e design).
Nos distritos, as escutas envolverão, em cada uma delas, todos esses mesmos temas, e obedecerão ao seguinte cronograma, sempre pela manhã e à tarde:
Dia 7 de agosto: Ipuaçu/Bonfim de Feira
Dia 8 de agosto: Jaguara/Maria Quitéria
Dia 9 de agosto: Matinha/Tiquaruçu
Dia 14 de agosto: Jaíba
Dia 15 de agosto: Humildes
Os locais específicos de cada uma delas serão anunciados com antecedência pela Secel. A previsão é que os editais sejam lançados pela Secel tão logo a Câmara de Vereadores aprove o Projeto de Lei de Adequação Orçamentária, adequando ao orçamento do Município os recursos disponibilizados pela LPG.