O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez realizou este mês, quando é celebrado o Julho Amarelo [voltado à luta contra as hepatites virais], momentos de conscientização para seus pacientes, com palestras, dinâmicas, testes rápidos e vacinação.
A unidade é referência em Feira de Santana, com o número expressivo de mais de 25 mil atendimentos de especialidades de prevenção ao câncer. Para Kenia Lasse, coordenadora do centro, as ações e números de atendimentos são positivos. “São momentos tanto de sensibilizar como também de orientação no que se refere ao cuidado e prevenção”, diz a coordenadora.
Nos dias 18 e 19 deste mês a ação foi realizada em parceria com a Unidade Básica de Saúde da Serraria Brasil. De acordo com a assistente social da unidade, Juliana Lacerda, a parceria foi criada para uma ampla divulgação na comunidade. “A ideia é criar a possibilidade de parceria com as unidades dos territórios próximos com a unidade próximo com o CMPC para divulgação de seus serviços a comunidade”, salientou.
No primeiro dia foram feitas palestras e dinâmicas para a conscientização da população sobre a dengue, que vem aumentando o número de casos no município. Já no segundo dia, foram realizados testes rápidos para detectar HIV, Hepatites virais e Sífilis, e também vacinação contra Hepatite B, Gripe e a dose Bivalente da Covid-19.
Kenia considera a parceria como algo positivo para a população e para o centro. “A população tá se preocupando com a saúde, para ela fica mais fácil, porque às vezes você tem que se deslocar da sua casa, ir ao posto apenas para tomar uma vacina", observou.