De abril até a primeira quinzena de julho, seis dos oito distritos de Feira de Santana foram atendidos com os serviços de aragem de terras, o que resultaram em 382 horas trabalhadas e 1.544 famílias contempladas. O benefício ao homem do campo foi ofertado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (SEAGRI). Amanhã (28), quando se comemora o Dia do Agricultor, a administração municipal reforça o compromisso em atender as necessidades de quem vive na zona rural.
Além dos serviços de aragem de terras, a Seagri também tem garantido regularmente o abastecimento das comunidades com água potável, através de carros pipa [são oito veículos no total, sendo três do próprio município e demais por licitação]. "A intenção do Município é ampliar o número de carros pipas para atender as comunidades da zona rural. Para isso, já estamos com licitação em andamento", afirma o secretário interino de Agricultura, Fanael Ribeiro.
Ainda são ofertados cursos profissionalizantes em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). De março até este mês já foram realizados cursos de panificação, produção de iogurte, doce de leite e sequilhos, confeitaria e fabricação de licor, atendendo a oito associações localizadas nos distritos de Maria Quitéria, Ipuaçu e Tiquaruçu.
"Oferecemos aos moradores da zona rural a oportunidade de acesso a profissionalização e que tenham uma alternativa de renda", acrescenta Fanael Ribeiro. O gestor da pasta destaca que os cursos são ofertados através das associações.
A Prefeitura também oferece suporte aos agricultores que desejam dar entrada ao Seguro Garantia Safra, com atendimentos na própria sede da Seagri e na Unidade de Atendimento ao Produtor Rural, situada no Shopping Cidade das Compras, ou solicitar, gratuitamente, a declaração do ITR [Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural].