O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana realizou 22.632 atendimentos entre janeiro e junho deste ano. Entre as principais ocorrências estão urgências clínicas em adultos, a exemplo de desmaios, crises convulsivas e infarto. Já em situações que envolvem traumas, o maior número está relacionado a acidentes de moto. Os dados foram revelados pela coordenação do órgão ontem (11), quando é celebrado o Dia do Socorrista.
A coordenadora, Maiza Macedo, ressalta que apesar do incêndio que atingiu a base do serviço no dia 15 de janeiro, o saldo do primeiro semestre foi positivo. Ela destaca que o momento serviu para a ampliação do SAMU na região sul da cidade.
“Antes, nós tínhamos a base da avenida João Durval, a base centro na Prefeitura e a base norte na Oyama Pinto. Com o incêndio, deslocamos uma equipe para a base do Corpo de Bombeiros no Tomba. Diante desse problema, conseguimos colocar as ambulâncias e os profissionais mais próximos da população, chegando em menor tempo onde está aquela pessoa que precisa do atendimento”, enfatizou.
A coordenadora ainda ressalta que o início do segundo semestre é marcado por novas perspectivas de ampliação da equipe. De acordo com Maiza, a população pode esperar um SAMU mais arrojado e fortalecido.
“Renovamos a nossa frota, com cinco ambulâncias que recebemos e foram incorporadas ao serviço no mês de abril. A gestão municipal fez o processo seletivo neste primeiro semestre e agora no segundo, esses profissionais serão convocados para iniciar suas atividades”, relatou.
Maiza também orienta que a população deve acionar o serviço, por meio do número 192, nos casos de urgências, como desmaios, dor no peito, rebaixamento do nível de consciência, dor de cabeça súbita, desvio da boca, crises convulsivas e pacientes hipertensos ou diabéticos que começam a falar de forma embolada. Acidentes que envolvem tiro, facada ou obstrução de via aérea em bebês o contato com o serviço deve ser feito de maneira imediata.