Na manhã da última quarta-feira, dia 14 de junho, o auditório do Hospital Geral Clériston Andrade foi palco de um importante evento: o Workshop sobre Ética e Cuidados Paliativos. Organizado pela Comissão de Cuidados Paliativos e pelo Centro de Educação Permanente (Ceper), o workshop teve como objetivo principal fortalecer a discussão e o conhecimento sobre cuidados paliativos entre os profissionais de saúde.
A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Clériston Andrade, coordenada por Carina Carvalho, tem como principal missão oferecer um cuidado multiprofissional aos pacientes que confrontam diagnósticos de terminalidade. Com foco no alívio dos sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, a comissão busca fornecer uma abordagem integral baseada no conceito de "dor total".
Carina Carvalho enfatizou a importância do Workshop sobre Ética e Cuidados Paliativos na formação e prática dos profissionais de saúde. Segundo ela, a capacitação teórico-metodológica é fundamental para embasar as práticas dos profissionais, que frequentemente se deparam com situações complexas que se tornaram tomadas de decisão. O workshop contribui para o fortalecimento dessas práticas, promovendo uma abordagem humanizada e embasada em referenciais bioéticas.
Dra. Fernanda Tourinho, médica paliativista, foi a palestrante convidada do evento. Em sua fala, Dra. Fernanda destacou a necessidade de oferecer cuidados paliativos como um imperativo ético. Ela enfatizou que o Brasil ainda enfrenta desafios na oferta de cuidados adequados para pacientes com doenças avançadas, que vivem e morrem em sofrimento. Uma abordagem paliativa busca aliviar o sofrimento e oferecer qualidade de vida não apenas aos pacientes, mas também às suas famílias e cuidadores.
Durante o workshop, foram discutidos os principais desafios éticos enfrentados pelos profissionais que trabalham com cuidados paliativos. A necessidade de uma equipe exclusiva para atendimento dos pacientes e a falta de conhecimento sobre o tema foram destacadas como barreiras a serem superadas. A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Clériston Andrade está empenhada em enfrentar esses desafios por meio de rodas de conversas, palestras e cursos online, confiantes para a formação e capacitação dos profissionais de saúde.
A expectativa em relação à participação dos profissionais de saúde nesse workshop foi positiva. Carina Carvalho ressalta que o evento é mais uma das ações da comissão e acredita que a discussão e o conhecimento adquiridos terão um impacto significativo na assistência prestada aos pacientes em cuidados paliativos. Ela destaca que o cuidado paliativo exige técnicas específicas, e trazer esses conteúdos para os profissionais contribuirá para o fortalecimento do cuidado aos pacientes.
A discussão sobre ética e cuidados paliativos é fundamental para melhorar a qualidade da assistência aos pacientes em estado terminal. Dra. Fernanda Tourinho ressalta a importância de desmistificar preconceitos e tabus relacionados à morte, educando tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral. A abordagem paliativa, quando oferecida adequadamente, traz benefícios tanto para os pacientes quanto para suas famílias, proporcionando alívio de sintomas, qualidade de vida e respeito à autonomia do paciente.
O Workshop sobre Ética e Cuidados Paliativos foi mais uma etapa importante na busca por uma assistência de qualidade no fim de vida. Com a participação de mais de 80 profissionais de saúde, o evento promoveu a troca de conhecimentos e experiências, capacitando os profissionais para oferecerem um cuidado cada vez mais humano e ético aos pacientes em cuidados paliativos.