Os distritos de Jaguara, Ipuaçu e Maria Quitéria serão amplamente beneficiados pelo Canal do Sertão Baiano. O projeto, que pretende canalizar as águas do Rio São Francisco para abastecer bacias hidrográficas, como a do Rio Jacuípe, vai “ajudar os pequenos produtores da região de Feira de Santana a produzirem cada vez mais”. As afirmativas são do vereador Jurandy Carvalho (PL), que promoveu uma sessão especial nesta quinta-feira (31), na Casa da Cidadania, para debater sobre a temática.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) avalia que a implantação do Canal vai favorecer o município de Feira de Santana. Segundo ele, além de ampliar o abastecimento hídrico, as obras também irão possibilitar avanços no que diz respeito às estações de tratamento, geração de emprego, agricultura familiar, pequenas agroindústrias, irrigação e criação de pequenos animais. Além disso, serão criadas 15 estações de piscicultura ao longo do canal, acrescenta Wilson Mascarenhas, Engenheiro Civil e ex-prefeito de Várzea da Roça-BA.
Satisfeito com a execução do projeto, o chefe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana, João Dias, destaca que a Bahia precisava desta atenção dos governos Federal e Estadual. Isto porque, outros estados da Região Nordeste já foram beneficiados pela transposição do Rio São Francisco. “A Bahia contribui com aproximadamente 30% das águas do São Francisco, não é justo que os outros estados sejam beneficiados com a transposição e a Bahia não”.
O evento foi conduzido pelo proponente da sessão especial, vereador Jurandy Carvalho. Ele compôs a Mesa de Honra ao lado de João Dias, Wilson Mascarenhas, do prefeito de São José do Jacuípe, Alberlan Peris; representante do Comitê Paraguaçu, Ismael Medeiros; representante do Grupo Portal do Sertão, Manoel Braz; secretário de Agricultura de São José do Jacuípe, Laécio Araújo e do vereador deste município, Ivanilton Oliveira. Ainda de São José do Jacuípe, estavam presentes no plenário da Casa, o vereador José Luiz e a secretária de Educação, Andreia Lima.