"O secretário é incompetente", afirma o vereador Pedro Américo (DEM), referindo-se ao titular da pasta municipal de Meio Ambiente, José Carneiro. Ele fez essa declaração durante a discussão de um projeto propondo facilitar o resgate de equipamentos apreendidos pela fiscalização à poluição sonora em Feira de Santana. A matéria, de autoria do seu colega Galeguinho SPA (PSB), foi arquivada após o plenário aprovar parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça, pela tramitação.
Segundo o vice-líder governista, a incompetência do secretário seria o "primeiro ponto" a provocar dificuldades para o cidadão que tenta obter a devolução desses aparelhos junto à Prefeitura. De acordo com o vereador, várias pessoas o procuram para se queixar dos problemas enfrentados na Secretaria de Meio Ambiente, devido à precariedade da sua estrutura administrativa. "Sequer acham o auto de infração, ou o documento está ilegível. Não se explica o procedimento necessário para a recuperação do aparelho de som", critica.
Ele diz que o cidadão deve ter assegurado o direito de, "no mínimo, ser orientado" pela Secretaria, e seria necessário colocar um funcionário à disposição para ajudar nesse processo. Assim, embora tenha votado pelo arquivamento da emenda, por sua inconstitucionalidade, Pedro Américo não desconhece a existência do problema e considera importante o debate visando a busca de soluções perante o poder público municipal.