Festejo o presente que o escritor e pesquisador feirense Franklin Machado, 78 anos, remeteu em maio, pelo correio, e que recebi na manhã desta segunda-feira (30ago2021). O transito da encomenda entre Feira e Salvador levou cerca de 100 dias. Maxado despachou a cópia do cordel Nelson Gallo – Poeta do Povo (Sua vida e suas obras) em 05 de maio passado e o tempo do percurso aumenta o valor do mimo – até porque, se demorou tanto, todavia não se extraviou. Ademais, Maxado autografou o exemplar!
A obra em apreço é do trovador Rodolfo Coelho Cavalcanti (1919-1987) e foi publicada em 1981, em Salvador. Rodolfo nasceu em Rio Largo, cidade alagoana vizinha de Maceió, e mudou-se para capital baiana em 1945. Foi sócio da ABI e criador de instituições dedicadas à preservação e divulgação da literatura de cordel brasileira.
O folheto dele sobre Nelson Gallo é raro e encontrei a referência no site da Biblioteca do Congresso norte-americano, situada em Washington DC, de modo que recorri ao estudioso de literatura de cordel Franklin Maxado e constato, agradecido, que a solicitação não foi em vão.
Voltarei, pois, a escrever a respeito do jornalista e escritor baiano Nelson Gallo (1912-2000) e darei detalhes do citado livreto de cordel que trata da vida e da obra dele.
Gratíssimo, Franklin Maxado!