Mais brasileiros estão voando para conhecer os destinos nacionais. Em junho deste ano, 7,4 milhões de passageiros movimentaram os aeroportos do país em voos domésticos, um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os aeroportos de Guarulhos (2,2 milhões), Congonhas (1,7 milhão), ambos em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Brasília (1,1 milhão) registraram a maior circulação.
Já no acumulado de janeiro a junho de 2024, a movimentação em voos domésticos cresceu 0,8% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior, totalizando 44,2 milhões de pessoas transportadas. O destaque neste período foi para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que computou mais que dobro de circulação, ultrapassando 4,3 milhões de passageiros.
“As articulações do Ministério do Turismo foram fundamentais para a retomada do protagonismo do terminal aeroviário do Galeão. Isso traz mais visibilidade para o país, que volta a trabalhar com muito mais força em um dos nossos principais aeroportos”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
No semestre, os aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP) e Confins (BH) foram responsáveis pelo tráfego de mais de 40 milhões de passageiros. Mais informações podem ser acessadas no relatório de demanda e oferta da Anac, atualizado com os números do setor até o mês de junho de 2024.
CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP) e Brasília (DF). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista visita um local intermediário antes de seguir ao destino final.
Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.