noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Brasil

Tragédia no RS pode tirar até 0,4% do PIB do país deste ano

O RS tem papel importante na economia nacional: respondeu por 6,5% no PIB brasileiro em 2021

Publicada em 14/05/24 às 18:06h - 89 visualizações

Fonte bahia.ba *Sob a Supervisão do Jornalista Jair Cezarinho WWW.ENCONTROJA.COM.BR.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tragédia no RS pode tirar até 0,4% do PIB do país deste ano  Compartilhar a noticia Tragédia no RS pode tirar até 0,4% do PIB do país deste ano  Compartilhar a noticia Tragédia no RS pode tirar até 0,4% do PIB do país deste ano

Link da Notícia:

Tragédia no RS pode tirar até 0,4% do PIB do país deste ano
 (Foto: Foto: MST/RS)
A tragédia climática do Rio Grande do Sul pode  tirar até 0,4 ponto porcentual da taxa de crescimento da economia brasileira neste ano, avaliam estudos preliminares de consultorias econômicas e bancos.

De acordo com o último Relatório Focus do Banco Central divulgado, nesta segunda-feira (13), a mediana das projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024 está em 2,09%, mas não inclui os estragos da catástrofe gaúcha.

No entanto, o Rio Grande do Sul tem papel importante na economia nacional: respondeu por 6,5% no PIB brasileiro em 2021, segundo dados do Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado só é superado por São Paulo, que detém 30,2% do PIB, seguido pelo Rio de Janeiro (10,5%) e Minas Gerais (9,5%).

Em meados de abril, antes do início das chuvas torrenciais no Estado, a Tendências Consultoria Integrada, por exemplo, projetava crescimento de 2,9% do PIB gaúcho para este ano.

O resultado seria puxado pelo desempenho positivo da agropecuária, com destaque para a produção de soja, milho e arroz, após dois anos consecutivos de quebras de safras, e pela recuperação da produção industrial, sobretudo de veículos automotores, metalurgia e alimentos.

Estudiosos – O economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, calcula que o impacto da tragédia no Rio Grande do Sul no PIB brasileiro poderá ser de 0,4 ponto neste ano. “É difícil estimar perdas no calor dos acontecimentos, com novo ciclo de chuvas chegando à região”, pondera Vale em relatório.

Para fazer essa projeção, ele considerou os estragos provocados pelo furacão Katrina, em agosto de 2005, no Estado da Luisiana (EUA), que foi o mais afetado.

O PIB do Estado americano que vinha crescendo até agosto daquele ano 4,5%, fechou o ano com queda de 1,5 em 2005, uma diferença de 5,5 pontos porcentuais.

De acordo com projeções da MB Associados, o PIB do Rio Grande do Sul crescia até abril 3,5%. Aplicando a métrica do Estado da Luisiana no Rio Grande do Sul, o PIB gaúcho poderá encerrar este ano com recuo de 2%, retirando 0,4 ponto porcentual do crescimento do PIB do Brasil.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!