O presidente da Portuguesa Santista, Sergio Schillit, afirma que o campo do clube foi usado, no último domingo (27), no transporte do coração transplantado para o apresentador Fausto Silva, o Faustão, que está internado desde 5 de agosto. De acordo com ele, o órgão deixou um hospital de Santos em direção ao estádio.
Segundo o dirigente esportivo, o helicóptero que transportou o órgão pousou no gramado do estádio Ulrico Mursa às 11h47. Uma foto divulgada pela Portuguesa Santista mostra duas aeronave no local, sendo uma delas da Polícia Civil.
"Sempre estamos à disposição para atender. Já tiveram outras ocasiões em que [o auxílio] foi solicitado, e a Portuguesa sempre está com as portas abertas. O Faustão é uma pessoa bem relevante, mas já atendemos outras pessoas que sequer conhecemos. O importante é salvar as vidas", declarou o presidente.
O órgão foi encaminhado para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde ocorreu o transplante cardíaco. Conforme divulgado pela unidade de saúde, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.
O g1 entrou em contato com o governo de São Paulo para saber onde o coração foi buscado e como foi transportado, mas a Secretaria de Saúde disse não poder passar informações sobre o caso.
Insuficiência cardíaca
Faustão deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein em 5 de agosto para tratamento de insuficiência cardíaca. A condição, segundo a equipe médica, é acompanhada desde 2020.
Com o agravamento do quadro, no último dia 8 a equipe médica incluiu o nome do apresentador na lista para transplante, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e que leva em consideração o tempo de espera, tipo sanguíneo e gravidade do caso.
Antes de passar por transplante, Faustão realizou diálise e fez uso de medicamentos para ajudar no bombeamento do coração.