Na última semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu à Indústria Paulista de Aeronáutica (Inpaer) o Ofício de Reconhecimento para a aeronave Colt 100, a reconhecendo como Aeronave Leve Esportiva (ALE) Especial.
Segundo a Agência, com o reconhecimento, a empresa fica autorizada a fabricar e operar a aeronave no Brasil, ampliando o leque de equipamentos dessa categoria. A INPAER é o oitavo fabricante brasileiro a receber o reconhecimento de ALE Especial.
A ANAC realizou um trabalho de verificação documental amostral e visitas técnicas ao fabricante, vistoria na aeronave, para averiguar que as empresas fizeram as análises e os ensaios exigidos pelas normas consensuais e se as declarações dos fabricantes possuem embasamento técnico.
Sediada na cidade de Campinas, em São Paulo, a Inpaer iniciou os tramites de reconhecimento da aeronave como ALE Especial em dezembro de 2021. O processo baseia-se na declaração do fabricante de que a aeronave e o sistema da qualidade da empresa atendem às normas consensuais da ASTM International (sigla em inglês para American Society for Testing and Materials) — órgão internacional de normalização —, conforme previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 21.
Informações da ANAC