A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta segunda-feira (4) que o sinal de internet móvel 5G será ativado nesta quarta-feira (6) em Brasília.
Salvador não está entre as quatro primeiras cidades que vão receber a nova tecnologia logo após a capital federal. João Pessoa foi a cidade nordestina escolhida pela Entidade Administradora de Faixa (EAF). As outras três são Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.
A decisão sobre as quatro próximas capitais contempladas foi tomada pela EAF, que informou os nomes das cidades em reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Segundo o conselheiro Moisés Moreira, que coordena o Gaispi, João Pessoa, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre são as cidades mais viáveis para a implantação da tecnologia depois de Brasília. No entanto, o prazo para o 5G estrear nestas cidades ainda não foi definido.
O Gaispi é um grupo criado pela Anatel com o objetivo de efetivar a implantação do 5G no Brasil na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado.