A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante na terça-feira (12) dois camaroneses com aproximadamente R$ 448 mil em notas de R$ 100 falsas. Os homens, com idade entre 30 e 40 anos, foram localizados em um hotel em São Luís, no Maranhão.
No quarto, além da mala com as notas falsas, foram apreendidos celulares, produtos químicos e 12.180 quilos de papel em branco com as medidas de cédulas prontas para falsificação.
A PF diz que chegou aos suspeitos após uma denúncia de que estrangeiros que viajaram de São Paulo para São Luís pretendiam vender as notas falsas e conseguir novos integrantes para participar do esquema criminoso.
A ação contou ainda com informações de inteligência da polícia, que acompanhou a movimentação dos homens pela cidade até prendê-los em flagrante.
O volume de notas falsas indicaria que se trata de uma quadrilha articulada, com suporte de laboratórios que produzem em grande quantidade.
Nos últimos 20 meses, a PF desbaratou 24 laboratórios de moedas falsas em atividade no Brasil. Oito deles faziam uma falsificação perto da perfeição, segundo os peritos envolvidos nas operações.