noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Brasil

Piloto aciona código 7600 sobre Roraima e Força Aérea envia caça Super Tucano

Publicada em 20/11/21 às 14:22h - 292 visualizações

Aeroin


Compartilhe
Compartilhar a noticia Piloto aciona código 7600 sobre Roraima e Força Aérea envia caça Super Tucano  Compartilhar a noticia Piloto aciona código 7600 sobre Roraima e Força Aérea envia caça Super Tucano  Compartilhar a noticia Piloto aciona código 7600 sobre Roraima e Força Aérea envia caça Super Tucano

Link da Notícia:

Piloto aciona código 7600 sobre Roraima e Força Aérea envia caça Super Tucano
A-29 Super Tucano – Imagem: CB V. Santos  (Foto: FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa última quarta-feira, dia 17 de novembro, o socorro em voo de uma aeronave civil que se deslocava de Iracema com destino a Cantá, ambas cidades do estado de Roraima, no extremo Norte do Brasil.

Após perceber que estava com problema para se comunicar pelo rádio, o piloto da aeronave, de modelo Cessna 206 e de matrícula PT-OJD, acionou o código 7600 no transponder, procedimento previsto para falha de comunicação. Ao receber o sinal de alerta na tela radar, o COPM-4 acionou a aeronave que estava de alerta.

Cessna 206, semelhante ao envolvido – Imagem ilustrativa: Cory W. Watts / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Diante do problema, o avião de caça A-29 Super Tucano da FAB, conduzido pelo Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAv) – Esquadrão Escorpião, decolou imediatamente da Base Aérea de Boa Vista, capital de Roraima, para realizar a interceptação.

Ao fazer contato visual com o piloto, a Força Aérea identificou que a aeronave conseguia ouvir, mas não conseguia transmitir as informações pelo rádio. Por isso, o Esquadrão Escorpião passou a realizar o procedimento de socorro em voo.

A ação consiste em empregar meios aeroespaciais para prestar apoio, a partir de uma aeronave em voo, à aeronave em emergência, interceptando-a, assistindo-a e, eventualmente, orientando-a para o pouso.

Com o procedimento, a FAB acompanhou e coordenou, na frequência livre, o pouso, que ocorreu de maneira segura no Aeroporto Pouso das Aguias, em Cantá.

Informações da Força Aérea Brasileira




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!