O Fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala, assumiu nesta semana a operação do Metrô do Rio de Janeiro. A gestão do sistema era feita pela Invepar. A troca de comando, avaliada em R$ 1,8 bilhão, fará os novos donos do metrô assumirem a dívida da Invepar e com os fundos de pensão por ações do Metrô Rio e do Metrô Barra, concessionárias que administram o sistema metroviário carioca. O controle das duas companhias passa agora para a Hmobi, holding de investimentos em mobilidade urbana, na qual Mubadala detém 51,5% e os três fundos de pensão, 48,5%.
O total da dívida alcança é R$ 2,6 bilhões, dos quais R$ 1,8 bilhão foi envolvido na operação com o Metrô. Depois da transação, a dívida da Invepar com os acionistas da empresa e com Mubadala será de R$ 800 milhões. Invepar tem em carteira outros ativos, como as concessões do Aeroporto de Guarulhos e da BR-040.
Antes da pandemia, o sistema transportava 900 mil pessoas por dia, número que chegou a cair 80% no começo da crise da covid-19. Agora a redução de passageiros situa-se na faixa de 45%-50% em relação ao pré-pandemia. Em 2019, o Metrô Rio faturou cerca de R$ 1 bilhão, número que caiu para R$ 600 milhões em 2020.
“A incorporação do Metrô Rio e Metrô Barra ao portfólio se encaixa perfeitamente à nossa estratégia de transformar empresas que se encontram em um contexto complexo. Estes investimentos têm uma boa perspectiva de recuperação operacional e rentabilidade no longo prazo, mesmo diante do atual cenário econômico. Além disso, estas aquisições consolidam cada vez mais nossa experiência com ativos dessa natureza”, disse, em nota, Oscar Fahlgren, presidente do Mubadala Capital no Brasil.
A operação de troca de controle na concessão foi autorizada e publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em junho pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). As negociações de Mubadala com Invepar começaram em 2016,
O Metrô do Rio possui 54 quilômetros e 41 estações dividas em três
linhas. O negócio consiste em duas concessões: uma para as linhas 1 e 2,
válida até 2038, e outra para a linha 4, que vai até 2036. A linha 4
liga a zona Sul do Rio à Barra da Tijuca, na zona Oeste.