Nesta sexta-feira, 11, o empresário brusquense Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, participou de uma manifestação em Pelotas (RS). O ato era contra o fechamento do comércio local no combate a pandemia da Covid-19 e gerou aglomeração na cidade. Ao ir embora, Hang teve que assinar um auto de infração por processo administrativo.
O empresário mostrou o momento em que foi abordado pela Polícia Militar da cidade em um vídeo publicado nas redes sociais. No vídeo criticou a decisão de fechar o comércio no município.
“Imagina, em pleno mês de dezembro, fecharam a cidade de Pelotas. Não funciona restaurantes, bares, hotéis, comércio, está tudo fechado”, conta. “Eu faço uma manifestação em prol do emprego, do desenvolvimento, aí vou embora, tem dez pessoas aqui me esperando para pegar uma assinatura”.
Pandemia em Pelotas
Pelotas, que fica a 220 km de Porto Alegre, está com 91,3% de seus leitos totais de UTI ocupados. Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura restringiu as atividades não essenciais por cinco dias. No total, a cidade de 343.651 habitantes já soma 11.740 casos e 208 óbitos pela doença.
A região de Pelotas entrou no estado de “Bandeira Preta”, o nível mais grave da pandemia, segundo mapa divulgado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. (O Município)