Infectado pela Covid-19, faleceu, na madrugada de quarta-feira, (15), em Estância, o radialista esportivo João Muniz.
Aposentado da Rádio Esperança, onde atuou por quase toda a vida, ultimamente produzia e apresentava o programa ‘No Mundo do Esporte’, através da Rádio Comunitária Mar Azul FM, também de Estância.
Deficiente visual, destacou-se pela memória privilegiada, segundo afirmou o jornalista e radialista Magno de Jesus, com quem trabalhou, durante cinco anos, na Esperança. “Muniz foi meu professor no microfone”, confessou.
Sua paixão pelo rádio surgiu ouvindo os locutores da Globo, Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco e Esperança.
João Muniz de Freitas nasceu em 15 de outubro de 1941, na pequena Praia do Espírito Santo, hoje Indiaroba, e, aos oito anos, mudou-se para Estância.
Ainda adolescente e já míope, começou a ter problemas visuais, provocados pela sífilis e que acabaram, após uma cirurgia malsucedida, levando-o a cegueira total.
Diante disso, sem nada a fazer, dedicou-se a ouvir rádio e, em especial, noticiários esportivos da Esperança, onde iria trabalhar – inicialmente como repórter e, mais tarde, como âncora de resenhas esportivas – levado por Vanderlei Silva.
Morou algum tempo em Salvador, em compa nhia do irmão Irineu, no bairro do Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa. (Em Cima do Lance)