Por Henrique Brinco
A Assembleia Legislativa voltou a funcionar em dois turnos ontem, encerrando o regime de turno único (turnão) fixado para vigorar durante no mês de janeiro, conforme fixou o Ato 5.204/2024 do presidente Adolfo Menezes. Em seguida, foram eleitos os integrantes da Mesa diretora. Como já vinha sendo articulado nos bastidores, Adolfo Menezes permanecerá na presidência da Casa, reeleito com 61 votos, enquanto Ivana Bastos ocupará a 1ª vice-presidência. As demais vice-presidências ficarão sob responsabilidade de Marquinho Viana (2ª vice), Hassan (3ª vice) e Laerte do Vando (4ª vice).
No plenário, a votação foi realizada de forma secreta – com uma cabine fechada para o preenchimento das cédulas e uma urna para depósito dos votos. O rito foi conduzido pelo deputado Nelson Leal (PP).
O deputado estadual Hilton Coelho, do PSOL, apresentou um pedido de impugnação da candidatura à reeleição do deputado Adolfo Menezes. O parlamentar, que foi sozinho para o bate-chapa contra o pessedista, evocou o fato de que Adolfo está concorrendo a um terceiro mandato na Casa. Ele levantou Questão de Ordem, sob protestos dos deputados da base - incluindo o líder de governo Rosemberg Pinto (PT). "Todos os 63 deputados dessa Casa estão aptos a concorrer para a Presidência", disparou Nelson Leal.
Além disso, também foram definidos os quatro secretários e os cinco suplentes que comporão o restante da Mesa Diretora. O cargo de 1º secretário será ocupado por Samuel Jr., seguido por Katia Oliveira (2ª secretária), Vitor Azevedo (3º secretário) e Fabrício Falcão (4º secretário). No grupo de suplentes, foram escolhidos Soane Galvão (1ª suplente), Jurailton Santos (2º suplente), Fátima Nunes (3ª suplente), Luciano Simões Filho (4º suplente) e Zé Raimundo (5º suplente).
Encerrada a votação, o presidente dos trabalhos constituiu uma comissão suprapartidária para fazer a imediata escrutinação dos votos – seguida da proclamação dos resultados e posse dos eleitos. Nesse instante, os recém-eleitos para a presidência, primeira e segunda secretarias, assumiram seus postos na mesa que dirige os trabalhos.
Antes de encerrar os trabalhos, coube ainda ao presidente Adolfo Menezes convocar uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos ordinários da terceira sessão legislativa da 20ª Legislatura, no dia 5, às 10h, ato que contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e das principais autoridades civis e militares da Bahia.