O Governo da Bahia vem monitorando as fortes chuvas que atingem diversos municípios do interior. Nesta quarta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com os prefeitos Canário (MDB) e Adilberto Evangelista (PODE), respectivamente, de Baixa Grande e Andorinha para tratar dos danos causados pelos temporais.
Para Baixa Grande, a Superintendência de Infraestrutura em Transportes (SIT), ligada a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está direcionando máquinas para a abertura e limpeza de canais; a Secretaria da Saúde (Sesab) vai abastecer o estoque de medicamentos e manter equipes para atender e prestar orientações; a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) irá cadastrar as famílias em programas e políticas públicas. O Corpo de Bombeiros se comprometeu a enviar cestas básicas para atender as pessoas que estejam em situação vulnerável em função da grande quantidade de água.
Em Andorinha, o Corpo de Bombeiros está analisando os estragos provocados pelo excesso de água e responsável pelo envio e distribuição de donativos. Já a Superintendência de Defesa Civil (Sudec) está prestando orientações e enviando ajuda humanitária para os moradores da cidade. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realiza o pagamento do aluguel social e de benefícios sociais; a Secretaria da Saúde (Sesab) enviou medicamentos, presta orientação aos moradores que tiveram as casas invadidas pelas águas, para evitar a proliferação de doenças e destinou uma equipe para atender casos de emergência.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), 13 cidades decretaram situação de emergência, até as 18h desta quarta. São elas: Andorinha, Aurelino Leal, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Itajuípe, Itambé, Itapebi, Itororó, Jaguaquara, Maiquinique, Rio Real, Ubatã.