O vereador Carlos Muniz (PSDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS) para o biênio 2025-2026, com 39 votos favoráveis. A eleição ocorreu na manhã de ontem (2), durante a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora. A votação seguiu o processo regimental, com o registro dos votos em urna. Muniz se apresentou com uma chapa completa, enquanto o vereador Hamilton Assis (PSOL) concorria apenas à presidência.
A Mesa Diretora da Câmara é composta pelo presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários, corregedor, ouvidor e ouvidor substituto. O plenário esteve completo e todos os vereadores da capital baiana marcaram presença na reunião.
Durante a posse dos vereadores, um dia antes, Muniz declarou que aguardava o cumprimento dos acordos firmados com os 41 parlamentares que apoiaram sua candidatura.
O presidente da Câmara tem o papel de representar a Casa, tanto em juízo quanto fora dele, além de conduzir os trabalhos, garantir a ordem e a conformidade do regimento interno, e zelar pela integridade dos membros. Para o desempenho das atividades regimentais, o presidente pode agir diretamente ou delegar funções a outros vereadores, especialmente em áreas como a produção legislativa e a fiscalização do Poder Executivo.
A sessão de ontem foi presidida pelos vereadores Aladilce de Souza (PSDB) e Sandro Filho (PP). A nova Mesa Diretora será responsável pela condução dos trabalhos legislativos durante os próximos dois anos. Carlos Muniz, que tomou posse de seu quinto mandato na quarta (1º), obteve 24.040 votos nas eleições de outubro, sua maior votação até o momento.
Natural de Salvador, Muniz cresceu no Barbalho e no bairro Fazenda Grande do Retiro. Comerciante e com Ensino Médio completo, iniciou sua carreira política em 2008 e se consolidou como um dos vereadores mais votados da capital baiana.
Composição
O União Brasil é o partido com mais ocupações dentro do grupo, com um total de três representações, seguido pelo PP e Republicanos com duas vagas respectivamente.
Além de Muniz como presidente, a nova Mesa Diretora da CMS é composta pelos seguintes membros: Maurício Trindade (PP) como primeiro vice-presidente; Duda Sanches (União Brasil) como segunda vice-presidência; Sidninho (PP) como terceiro vice-presidente; Cláudio Tinoco (União Brasil) como primeiro secretário; Ricardo Almeida (DC) como segundo secretário; Cris Correia (PSDB) como terceira secretária; Kel Torres (Republicanos) como quarto secretário; Alexandre Aleluia (PL) como corregedor; Hélio Ferreira (PCdoB) como ouvidor; Anderson Ninho (PDT) como ouvidor substituto; Randerson Leal (Podemos) como primeiro vice-presidente suplente; Ireuda Silva (Republicanos) como segunda vice-presidente suplente; Marcelo Guimarães Neto (União Brasil) como primeiro secretário suplente; e David Rios (MDB) como segundo secretário suplente.