Com uma gestão de compromisso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), conclui o ano letivo de 2024, celebrando investimentos em escolas, valorização profissional, assistência estudantil e inovação que marcam avanços na educação municipal. Com recursos próprios, a administração de Suzana Ramos, reforçou a valorização do ensino público de excelência.
“Chegamos ao final do nosso mandato celebrando muitas conquistas que tiveram como base o compromisso de fazer a educação de Juazeiro uma referência em qualidade. Todo investimento realizado reafirma o compromisso de uma gestão que acredita que o caminho da educação pode ser transformador. Fico muito feliz em acompanhar que alcançamos avanços e conquistas de grande benefício para a população. Deixo aqui o meu legado com o desenvolvimento pedagógico da nossa cidade e das nossas crianças”, compartilhou a prefeita Suzana Ramos.
Suzana Ramos finaliza a sua gestão com a entrega de mais 70 escolas reestruturadas, incluindo a construção de uma escola de Educação Infantil novinha, fazendo parte da nova composição do modelo de gestão escolar, com unidades de ensino requalificadas, climatizadas, mobiliário novo e mais confortável, parques infantis, assistência estudantil, valorização profissional e inovação.
Investindo em novos espaços de aprendizagem, a rede municipal de ensino recebeu três laboratórios de ciências, equipamentos significativos para o fortalecimento da educação.
Nesse cenário de desenvolvimento, a atual gestão realizou uma série de ações que visam a valorização profissional dos educadores da rede municipal de ensino, desde o cumprimento de ações previstas no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) à promoção de formações continuadas que ampliam a qualificação dos profissionais e geram impactos positivos no desempenho dos estudantes. Além de pagar integralmente o reajuste salarial aos professores aposentados e retomar o pagamento da regência para os professores em sala de aula.
Pioneirismo
Iniciativas pioneiras marcam as conquistas da administração pública atual na educação. São exemplos disso, a Escola de Idiomas, que oferece o ensino de línguas estrangeiras e Língua Brasileira de Sinais (libras) e o Espaço Humanizar, que dispõe de equipe formada por multiprofissionais, com o objetivo de promover atividades que fortaleçam processos inclusivos na educação, prestando assistência aos estudantes e profissionais do ensino municipal.
Faz parte desse pioneirismo também, a implantação da TV Escola Web Juazeiro – Canal do Saber, disponível em plataforma digital no endereço tvescola.juazeiro.ba.gov.br, com propostas que contemplam, principalmente, conceitos, cenários e linguagens da nossa região, fortalecendo ainda mais a aprendizagem dos alunos por meio da transmissão de conteúdos educativos autorais e contextualizados.
E por fim, o Espaço Humanizar, equipamento integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) que atua no fortalecimento da educação inclusiva e de qualidade em Juazeiro. Com equipe multiprofissional, o Espaço oferece atendimento nas áreas de serviço social, psicologia, psicopedagogia, neuropsicopedagogia, pedagogia, educação física, terapia holística, terapia integrativa, atividades aquáticas e massoterapia.
Protagonismo tecnológico
O uso pedagógico da tecnologia na educação básica municipal, também conquistou espaço de destaque nacional. Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber chips com banda larga gratuita para estudantes, através do Programa Internet Brasil. O município também possui o maior número de contemplados com a iniciativa.
Estreando mais uma iniciativa do Governo Federal, Juazeiro saiu na frente e foi a primeira cidade brasileira a receber um projeto pioneiro da gigante Huawei, com a implantação da tecnologia Wi-Fi 6, somado à entrega de 30 tablets e uma TV 65 polegadas smart classe, todos equipamentos de última geração para o melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos pela tecnologia.
O protagonismo tecnológico também conta com projetos como ‘Maluquinho por Robótica,’ ofertado nos Anos Iniciais, ‘Explorum’, disponível para os Anos Finais, ‘Alfabetização e Letramento Digital’, exclusivo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ‘Minecraft Educacional’, que promove engajamento em sala de aula através da metodologia da gamificação.
Faz parte desse conjunto de avanços, a criação do portal EducaJuá (https://educacao.juazeiro.ba.gov.br/), que integra soluções simples, através de um sistema de automação de tarefas na gestão educacional, com o objetivo de revolucionar a forma como as escolas lidam com suas operações administrativas e pedagógicas, oferecendo suporte aos profissionais da educação e às unidades de ensino, no uso das ferramentas tecnológicas.
Disponível no portal EducaJuá, a gestão municipal criou o ‘Mapa Educacional Interativo da rede municipal de ensino’, com o objetivo de viabilizar maior facilidade e comodidade aos que desejam realizar matrícula na rede municipal. A ferramenta possui dados geográficos que oferecem informações sobre a localização exata das escolas municipais, facilitando a identificação das unidades de ensino.
Programas
A celebração de grandes conquistas e avanços também são identificados em programas como ‘#borAgir’, uma ferramenta criada para oferecer às escolas municipais um cenário de recomposição da aprendizagem, de maneira abrangente, capaz de dar possibilidades para a criação de estratégias de adequação do projeto pedagógico escolar e das práticas pedagógicas, recuperando e potencializando a aprendizagem dos alunos.
Juazeiro superou a meta e atingiu mais de 100% dos critérios estabelecidos pelo Busca Ativa Escolar, programa que atua no combate à evasão escolar.
Mais ações
A Prefeitura de Juazeiro promulgou a Lei Nº 3.232/2024, que inclui o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha no currículo escolar. A ação visa conscientizar crianças e adolescentes sobre os direitos das mulheres e a prevenção da violência doméstica e familiar.
Investindo em ações sistematizadas que oferecem recursos para o desenvolvimento da aprendizagem, a Prefeitura de Juazeiro implantou as Salas de Aprendizagem de Tempo Integral (Sati). Atualmente 45 salas estão efetivas, oferecendo a manutenção de espaços nos quais estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental têm acesso a atividades de suporte à leitura, escrita, matemática e ciências.
Materiais didáticos inovadores também fazem parte dos investimentos da Prefeitura de Juazeiro nos últimos quatro anos. Está disponível nas escolas municipais uma coleção de livros didáticos infantis, que foram criteriosamente selecionados pela Seduc por atenderem aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhados às especificidades do currículo municipal. A rede municipal de ensino também investiu na Educação Jovens e Adultos (EJA) e adquiriu material exclusivo para este público.
A rede municipal de ensino consolidou um avanço significativo para Juazeiro com a ampliação do número de escolas de tempo integral, que passou de 7 para 23 unidades. Essa expansão amplia as possibilidades de ensino e apoio aos estudantes, reforçando o compromisso da gestão pública com uma educação mais inclusiva e abrangente.
Como estratégia de ações de cuidado e prevenção, com relação à segurança nas unidades de ensino, a Prefeitura de Juazeiro investiu na instalação de câmeras de videomonitoramento, uso de travas eletrônicas nos portões de acesso às unidades de ensino, campainha eletrônica, interfone e sistema de sonorização, além de orientações preventivas sobre estratégias de controle da violência escolar.
Com merenda escolar de qualidade, composta por um cardápio definido a partir da análise de um corpo técnico de nutricionistas, a alimentação é variada e calculada de acordo com o segmento ou faixa etária. Nas escolas, os gestores também observam as necessidades individuais de cada aluno, para garantir a saciedade. Entre os alimentos que compõem a merenda escolar estão vegetais folhosos, como couve, frutas como banana, mamão e manga, arroz, feijão, ovos, carne, frango e etc.
O Programa Aprova Juazeiro, durante a atual gestão, ampliou o número de vagas em aproximadamente 75%. Em 2023, 200 estudantes foram beneficiados com as bolsas de pré-vestibular e, de 2021 a 2024, mais de 300 estudantes egressos do programa conseguiram acessar a universidade;
Com uma gestão que valoriza as tradições, foi realizado da 44° Jogos escolares, reunindo mais de 4 mil estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino.
Premiações, conquistas e reconhecimento
Por quatro anos consecutivos a educação municipal recebeu o prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, coroação do trabalho inovador da gestão de uma educação de qualidade. Juazeiro conquistou, também, o reconhecimento do Selo Unicef por reforçar ações de educação ambiental junto ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). Avaliada como referência de excelência educacional no maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o Bett Educar, a gestão Suzana Ramos foi reconhecida como referência de práticas pedagógicas interdisciplinares no uso de tecnologias.
Outra conquista é a participação dos estudantes do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar na First Lego League, competição internacional de exploração científica, sendo a primeira escola pública municipal do norte da Bahia a participar.
A educação municipal também apresentou alto desempenho na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e ganhou reconhecimento, tornando o município destaque pela excelente administração financeira realizada no ensino, alcançando média dez, no índice de desempenho da gestão do PDDE, sendo contemplada com a Parcela Desempenho, recurso de assistência financeira pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Mais valorização
Consagrando todo empenho em efetivar políticas públicas de valorização da educação e de seus profissionais, a prefeita Suzana Ramos sancionou a Lei 3.812 de 2023 que eleva o piso salarial dos profissionais da educação em 15%. Garantindo uma série de benefícios para os professores da rede municipal de ensino, a prefeita Suzana Ramos, oficializou o Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município o ‘Dia do Professor’, a ser celebrado como data comemorativa e feriado escolar em 15 de outubro.
O município também realizou concurso público com a oferta de mais de 500 vagas para atuação na Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Eleição de gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos, além da realização de Processo Seletivo.
Profissionais do magistério público municipal receberam reajuste salarial de 4%, equiparando a remuneração ao piso nacional. Já os secretários escolares conquistaram a tão reivindicada equiparação salarial, enquanto os articuladores de educação tecnológica ganharam reajuste salarial de mais de 30%. Os agentes de segurança escolar conquistaram o reajuste da Gratificação por Trabalho Ostensivo (GTO), que passou de 10% para 30%, além de muitas outras iniciativas de valorização.
A prefeitura também realizou o processo democrático do ensino público municipal, através das eleições referente ao quadriênio 2025-2028, para os cargos de gestores, vice-gestores e coordenadores escolares.