Com a entrega da pavimentação da BA-250, do entroncamento da BR-420 a Vila Castelo Branco, no município de Itaquara, ontem (13), a Bahia alcançou uma importante marca: 730 quilômetros de acessos asfaltados, desde janeiro de 2023 até o momento. Além disso, mais 920 quilômetros de extensão vêm passando por obras.
Trata-se de um programa da Bahia inédito no país para a pavimentação dos acessos aos núcleos agrícolas – distritos, quilombos e povoados. Um investimento total de mais de R$ 1,7 bilhão, somadas as obras concluídas e em andamento.
“Hoje, atingimos a marca já inaugurada entre 2023 e 2024, de 730 quilômetros, que vai não somente garantir o escoamento da produção no período da chuva, mas facilitar o acesso à educação, saúde e segurança das famílias que vivem no entorno desses núcleos agrícolas”, explicou o superintendente de infraestrutura e transporte da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Saulo Pontes.
“Quando a gente pega e bota asfalto ligando a sede do município a povoados, distritos, quilombos, aldeias, estamos trazendo conforto para transportar um doente, uma viatura, um carro, uma banda para cantar, um pastor para fazer uma pregação. É o desenvolvimento chegando”, completou o governador Jerônimo Rodrigues.