O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou a morte de um homem de 23 anos e os danos causados pelo deslizamento de terra na comunidade da Saramandaia, no bairro de Pernambués, em Salvador, ocorrido nesta quarta-feira (27), em decorrência das fortes chuvas que atingem a capital.
Em pronunciamento nas redes sociais, o governador expressou solidariedade às famílias afetadas e garantiu a mobilização dos órgãos do Governo do Estado no atendimento às demandas de emergência.
“Com muita tristeza, recebemos a confirmação de uma vítima fatal, além de casas soterradas e pessoas desabrigadas devido às fortes chuvas que atingem Salvador e outras regiões do estado. Minha solidariedade às famílias impactadas por essa tragédia”, escreveu Jerônimo.
O governador, que cumpria agenda em Mairi, no interior do estado, informou que equipes de emergência estão mobilizadas para minimizar os impactos e resgatar as vítimas. “Estamos com a presença firme do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de toda minha equipe, incluindo as áreas de Saúde e Segurança Pública. Nossa prioridade é atuar em conjunto com a Prefeitura e a comunidade para garantir o apoio necessário, tanto espiritual quanto material”, disse.
Na coordenação das operações de resgate, em Saramadaia, onde já houve registro de um óbito confirmado, na manhã desta quarta (27), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, afirmou que ainda há riscos de novos desabamentos e deslizamentos no bairro. “Já temos conhecimento dessa vítima fatal, mas os bombeiros continuam fazendo buscas por outras eventuais vítimas e realizando demais resgates. Estamos atuando com uma equipe muito grande aqui no local. Ainda não temos a dimensão real da tragédia, porque as informações são preliminares”, informou o coronel.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a estrutura de múltiplas vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) está de sobreaviso e a postos, assim como o Hospital do Subúrbio. “Havendo sinalização, a estrutura será montada em 30 minutos, área já liberada. Mesma operação de emergência de Carnaval”, informou a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana.