Um deslizamento de terra deixou pelo menos uma pessoa morta em Salvador. O acidente ocorreu na Rua do Campo entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, em meio às fortes chuvas que atingem a capital baiana na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, que está no local, a vítima está sob os escombros. Não há informações sobre o estado de saúde delas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram moradores auxiliando no resgate, retirando telhados de uma área tomada por terra. Quarta-feira chuvosa em Salvador A chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm. Desse valor, 200 mm foram registrados em apenas 72h. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.
Esse volume já corresponde ao dobro da média histórica para o mês de novembro, que é de 108,2 mm. Segundo o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, algumas áreas da cidade já acumulam mais do que o triplo da média histórica mensal. Entre elas, destacam-se a Avenida San Martin (369 mm), Retiro (360 mm), Saboeiro (347 mm), Cabula (346 mm), Pau Miúdo (364 mm), Arenoso (339 mm) e São Gonçalo (339 mm). A previsão para esta quarta-feira (27) indica a continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
A Defesa Civil emitiu um sinal de alerta. O comunicado foi feito através do sistema de sirenes instaladas em diversos bairros da capital baiana. A orientação passada foi para que os moradores das áreas de risco evacuassem, saíssem das casas e procurassem os abrigos disponibilizados pela CODESAL.
Desabamento na Baixa dos Sapateiros
Um desabamento de um casarão comercial na Rua JJ Seabra, localizada na Baixa de Sapateiros, em Salvador, gerou preocupação entre os residentes e comerciantes da área. Durante a forte chuva que atingiu a cidade, a estrutura colapsou, mas, felizmente, não houve feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e realizaram buscas minuciosas nas proximidades do prédio. O desabamento também teve consequências sobre a rede elétrica da região. A interrupção no fornecimento de energia foi imediata e equipes da concessionária de energia foram enviadas ao local para avaliar a situação e restabelecer os serviços.