O Governo do Estado da Bahia vai garantir os recursos para as obras emergenciais de recuperação da infraestrutura predial do Museu de Arte Sacra (MAS), localizado no bairro Dois de Julho e sob a gestão da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O apoio é fruto de uma articulação do secretário de Cultura Bruno Monteiro em diálogo com o reitor Paulo Miguez e ocorre em um momento crucial para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, uma vez que o museu se encontra temporariamente fechado para visitação, devido às condições da estrutura do prédio, que necessita de reparos.
O museu é um dos mais importantes espaços culturais do Brasil e abriga um dos maiores acervos de arte sacra da América Latina. “É parte do compromisso do Governo da Bahia o apoio aos equipamentos culturais que preservam nossa história e memória. A partir de uma mobilização do reitor Paulo Miguez, adotamos uma ação rápida e imediata para que o museu retorne suas atividades e sua importância patrimonial e museal para o país”, destaca o secretário de Cultura Bruno Monteiro.
Para o reitor da UFBA, Paulo Miguez o apoio do Governo da Bahia demonstra o reconhecimento do Estado ao papel e à importância do Museu para a memória, a cultura e a arte. “Quero manifestar a nossa gratidão - minha e de toda a comunidade da UFBA. Este esforço coletivo desempenhará um papel crucial na recuperação do Museu”, disse.
O Museu de Arte Sacra é um conjunto arquitetônico histórico do século 17, situado no bairro do Dois de Julho, que abriga pinturas, azulejaria, ourivesarias, imagens esculpidas de santos diversos, mobiliários antigos, além de ter uma vista espetacular para a baía de Todos-os-Santos.