Conscientes do seu papel na construção de pessoas capazes de serem autores das suas próprias histórias, a Pan American School of Bahia (PASB), nesse mês de agosto, celebra 64 anos como referência em educação que abre um mundo de possibilidades ilimitadas para os alunos, através de uma educação verdadeiramente internacional de excelência, para que seus estudantes alcancem o máximo dos seus potenciais e tenham autonomia para enfrentar os desafios da atualidade de maneira confiante e íntegra.
Como uma associação de pais sem fins lucrativos, onde todos os investimentos são integralmente direcionados à educação dos alunos, a PASB, uma comunidade de aprendizagem sem fronteiras, destaca-se como a única escola internacional da Bahia. Ela oferece aos alunos a oportunidade de obter três diplomas ao concluir o ensino médio: o brasileiro, o norte-americano e o International Baccalaureate Diploma (IB). Com mais de 12 anos de tradição, o programa IB na PASB tornou-se uma referência pela sua robustez e pela forma como é implementado. O programa acadêmico da instituição incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico, o convívio multicultural, com a apreciação e compreensão de diferentes culturas e questões globais, além de cultivar traços de caráter essenciais para que os alunos se tornem agentes de mudança na sociedade onde decidirem seguir a sua jornada pessoal e profissional.
A PASB também comemora os 10 anos da PASBinha - o campus de educação infantil, que se destaca pelo método do Joyful Learning, um programa desenvolvido para despertar o amor pelo aprendizado das crianças desde cedo.
Para o superintendente da PASB, Michael Martell, ao longo de mais de seis décadas, a instituição vem formando alunos com visão global e internacional, com valores que são devolvidos à nossa comunidade baiana, a exemplo do programa de Service Learning que abrange projetos de aprendizagem de serviço comunitário liderados por estudantes. As atividades proporcionam aos alunos o senso de propósito e a oportunidade de fazer uma diferença positiva na comunidade local. Vários dos projetos realizados foram reconhecidos, a nível internacional, por trazerem soluções sustentáveis e benefícios a longo prazo para a sociedade.
“Celebramos mais um ano de existência acreditando fortemente no valor da educação. Desenvolvemos na nossa instituição um projeto de vida, com a possibilidade de proporcionar uma formação integral, baseada no conhecimento, competências e atitude. Nos preocupamos em fornecer aos alunos competências transferíveis que os preparem para as necessidades dinâmicas de um mundo em constante mudança. Essas habilidades são a chave para o sucesso nas universidades e na vida”, declara Martell.
Ao alcançar 64 anos de história, a instituição reflete sobre a sua consolidação como pedra angular da educação de alta qualidade, da sua contribuição social na comunidade e do seu compromisso de promover a aprendizagem e o desenvolvimento ao longo das gerações. Segundo a diretora da educação infantil, Dra. Andréa Basílio, ao longo dos anos, a PASB adaptou-se continuamente à evolução das necessidades dos seus alunos, garantindo que estejam equipados com as competências necessárias para prosperar em um mundo de transformações rápidas e contínuas.
“Vivemos a diversidade cultural e a cidadania global. Criamos espaços para estudantes de diversas origens aprenderem, compartilharem experiências e construir amizades duradouras. Este intercâmbio cultural enriquece a comunidade local e promove um espírito de inclusão e respeito mútuo e isso é um legado de excelência educacional e enriquecimento social. É uma prova do impacto duradouro da escola na comunidade e do seu papel na definição do futuro da nossa cidade e do estado”, destaca.