O volume de energia recuperado nas ações de combate às ligações clandestinas na Bahia atingiu o maior volume da história no primeiro semestre de 2024. No período, as operações realizadas pela Neoenergia Coelba resultaram na recuperação de 298 milhões de quilowatts-hora, energia suficiente para abastecer Salvador durante um mês. Nos seis primeiros meses do ano, a distribuidora identificou e removeu 75 mil ligações irregulares.
Em média, foram encontradas 416 irregularidades por dia na Bahia no primeiro semestre de 2024. O resultado histórico reflete o empenho da Neoenergia Coelba para combater a prática ilegal. A distribuidora aprimorou as tecnologias para identificar possíveis fraudes remotamente, aumentando a assertividade das ações em campo. Somado aos investimentos no setor de inteligência, as equipes da empresa passam por treinamentos periódicos para identificar uma fraude. Nos seis primeiros meses do ano, cerca de 60 mil inspeções foram realizadas em todos os municípios da Bahia.
“Percebemos que algumas fraudes estão mais rebuscadas, por isso investimos em tecnologias para identificação através do nosso núcleo de inteligência e treinamentos contínuo das nossas equipes de campo. Podemos afirmar que quem está com ligações clandestinas será identificado e todo o consumo não faturado será devidamente cobrado”, destacou o gerente de Recuperação de Energia da Neoenergia Coelba, Madson Melo.
As operações de combate às ligações clandestinas são realizadas em unidades de todas as classes sociais e segmentos econômicos. No primeiro semestre, a Neoenergia Coelba flagrou mais de 3.500 irregularidades em comércios e indústrias na Bahia. Outros 1.400 casos foram encontrados em unidades rurais e irrigantes.