Na tarde desta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a segunda edição do “ESG com Dendê” reuniu empresários baianos, representantes de diversas entidades e do poder público no Wish Hotel da Bahia. Idealizado pela revista Let’s Go, em parceria com o jornal Tribuna da Bahia, o evento contou com palestra de abertura do presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, responsável pelo projeto que quer transformar Brasília na capital sustentável.
Ao apresentar os princípios de governança, sustentabilidade e responsabilidade social da CEB, ancorados em resultados positivos e premiações, Garcia sustentou a importância do tema ESG e a relevância de iniciativas que visem o fomento à energia limpa em âmbito nacional, da mudança da matriz energética. “O projeto que a gente está desenvolvendo em Brasília, que é um projeto referência de sustentabilidade no resgate de carbono, em que é uma soma de troca de iluminação pública, de vapor de sódio por led (o que faz 50 a 55% de economia em termos de energia), associado à construção de uma grande usina fotovoltaica que irá gerar no Distrito Federal algo como 100 megawatt pico de potência”, explica.
Ainda de acordo com o advogado que preside a estatal, o projeto deve estar concluído até o primeiro semestre de 2026 e prevê a redução de carbono na ordem de 10 toneladas a ano. “Então é um projeto de economia, é um projeto de transição energética, de sustentabilidade, de energia limpa, de redução de gastos para o contribuinte da iluminação pública, que é quem financia esse projeto de troca de lâmpadas, e é um projeto referência que a gente tem muito orgulho de estar desenvolvendo e que em breve nós temos Brasília 100% sustentável na iluminação, com geração de energia dentro da nossa unidade federativa”, completa Garcia.
Com o propósito de reunir empresas que adotam boas práticas e especialistas em sustentabilidade, o evento se consolida como um espaço de conexão de importantes players do mercado e de instituições comprometidas com a agenda ESG. Para Verônica Villas Boas, Publisher da revista Let’s Go, o objetivo é trazer pautas propositivas, trazer assuntos importantes e provocar a boa reflexão, dando às empresas a oportunidade de trazerem informações de seus bastidores e mostrar para outros empresários que é possível estruturar o ESG mais rápido do que se pensa.
“Esse ano, estou muito feliz de estar comemorando a segunda edição do ‘ESG com Dendê’, no Dia Mundial do Meio Ambiente; e pela novidade, que é parceria com a Tribuna da Bahia, um jornal cinquentenário e tão bem conduzido por Marcelo Sacramento e Walter Pinheiro”, destaca. Segundo Marcelo Sacramento, vice-presidente da Tribuna da Bahia, a parceria representa a força do impresso baiano.
“Viemos somar esforços para que consigamos agregar valor, atingindo cada vez mais pessoas para levar o ESG para todos”, comenta. Segundo ele, o evento é uma oportunidade de interagir com todas essas empresas e iniciativas em prol de melhores condições de crescimento sustentável e a Tribuna da Bahia está pronta para fomentar e participar de iniciativas nesta ordem.
A programação do evento contou ainda com a realização de três painéis, mediados pelo jornalista especializado em sustentabilidade, Murilo Gitel: no primeiro, o tema Economia Circular foi discutido pelo pesquisador e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Daniel Veras, e pelo gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tronox no Brasil, Mário André Bernardo; no segundo, a Economia do Mar foi discussão, com a participação de Larissa Mendes, da Coordenação de Governança Aduaneira, que representou a Wilson Sons, e do ambientalista William Freitas, da OSC REDEMAR Brasil; por fim, o terceiro painel teve a ODS Águas como pauta do debate, com participação de Renan Menicucci Pessoa, diretor técnico da Maqfiltros e de Felipe Leonardo Reis dos Anjos, gestor de Negócios da escola Técnica do SENAI BA, além de Mayara Padrão, jornalista e sócia fundadora da startup DeTrash.
Durante o evento, foi anunciada uma parceria inédita e pioneira no país, entre a Maqfiltros e o Senai Bahia, convênio firmado para promoção de cursos e programas visando ao aperfeiçoamento e à formação de mão de obra em sistemas de Tratamento e Reuso de Água e efluentes e demais atividades correlatas. A iniciativa tem como foco capacitar a força de trabalho para atender ao marco legal do saneamento básico (PL 4.162/2019), projeto que prevê metas de universalização a serem cumpridas até o fim de 2033: cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto.