Uma ação coletiva inédita está garantindo a exportação de 12 toneladas de produtos da agricultura familiar para Lisboa, capital de Portugal. Segue, nesta terça-feira (2/1), um container com chocolates em pó e em barra com diversos percentuais de cacau; geleias de cacau, banana, cupuaçu, palmito e outras frutas típicas aqui do estado; cervejas artesanais; frutas desidratadas; farinha de mandioca goma de tapioca hidratada; doces, flocão de milho não transgênico certificado, castanha de caju a e pasta de castanha de caju.
A iniciativa é realizada a partir da parceria entre a Family FarmingBrazil e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes/BA), que, nessa ação de comercialização, representa as cooperativas baianas envolvidas.
O governador Jerônimo Rodrigues lembra que a ação é um conglomerado de construção, que envolve muitas mãos. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje, acompanhando esse primeiro processo de exportação conjunta. E eu tenho certeza que isso vai abrir portas para outros países, para outros produtos. Imagine você ter um agricultor na ponta do estado vendo um produto seu saindo, atravessando o oceano, chegando a Lisboa e, lá, sendo comercializado nas gôndolas dos supermercados, mercadinhos, restaurantes, bares de outros países”, observa.
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visando fortalecer a agricultura familiar e promover sustentabilidade no rural da Bahia, apoia cooperativas com investimentos em infraestrutura por meio da construção e requalificação de agroindústrias, tecnologias com máquinas e equipamentos de última geração, energia limpa, como as fotovoltaicas, assistência técnica e extensão rural (Ater), capacitação, apoio à gestão e à comercialização da produção, dentre outras ações, que garantem melhores condições de trabalho e renda para as populações do campo.