O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta sexta-feira (15), o emprego de R$ 834,5 milhões em ações emergenciais e continuadas para mitigar a seca na Bahia. O anúncio ocorreu nesta manhã, durante reunião com prefeitos e associações na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
“Lançamos hoje o plano emergencial para enfrentamento à seca no estado. Mobilizaremos, junto com o governo federal, R$ 834,5 milhões em ações emergenciais e continuadas para apoiar os 164 municípios afetados, que somam quase 2 milhões de baianas e baianos enfrentando a estiagem”, informou o chefe do Executivo baiano, por meio das redes sociais.
Dentre as medidas anunciadas pelo governo estão: abastecimento com carros-pipa, entrega de tratores, limpeza e abertura de aguadas, instalação imediata de poços, doação de alimentos, licitação para sistemas de abastecimento e máquinas para alimentação animal.
“Estamos reunindo as forças de todas as nossas frentes para atender a urgência que a sede e a seca invocam. Chegando junto das prefeituras para amparar quem mais precisa”, disse o governador.