A Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa), administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu, ontem (04), uma comitiva do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral). O grupo conheceu experiências exitosas aplicadas no equipamento baiano, que ocupa a 8ª posição no Ranking Nacional de Movimentação de Mercadorias das Centrais de Abastecimento.
Diretor de Gestão de Mercados e Centrais de Abastecimento da SDE, Lázaro José destacou relevância da visita. “A troca de experiências é muito positiva, porque permite que eles visualizem o trabalho do estado da Bahia, e também nos possibilita absorver o que eles trazem de Alagoas. Nós já fizemos visitas em outros estados, e assim como nas assembleias da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen), a gente consegue absorver vivências de diversos estados do Brasil”, disse.
O presidente do Ideral, Pedro Victor Jr, também falou sobre o fortalecimento da relação entre as administrações das centrais. “Essa troca de experiência, essa vivência de cada estado, é importante porque a gente escuta e traz soluções. Essa troca de ideias é engrandecedora. A experiência que dá certo aqui na Ceasa da Bahia, provavelmente tem muita chance de dar certo na de Alagoas ou de qualquer outro estado”, comentou.
A Ceasa
Em 2022, foram vendidas 565 mil toneladas de alimentos, gerando uma movimentação econômica na ordem de R$ 2,3 bilhões. No local são comercializados mais de 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros, além de cereais. Cerca de 76% deles são de origem baiana.
A Ceasa está localizada no quilômetro 13,5 da BA-526, estrada CIA-Aeroporto. Às segundas, quartas e sextas-feiras, o local abre os portões às 3h para permissionários e funcionários, e às 4h para clientes. Nas terças, quintas e sábados, a abertura dos portões acontece às 5h para todos. De segunda sexta, o encerramento das atividades acontece às 17h, e aos sábados, às 13h.