A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) celebrou os 190 anos de emancipação política do município de Feira de Santana em uma sessão especial realizada ontem (19), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A homenagem, que foi uma iniciativa do deputado federal Zé Neto, contou com a presença do secretário da pasta, o feirense, Angelo Almeida, que representou o governador Jerônimo Rodrigues.
Durante a solenidade, o secretário exaltou a cidade, que é a 3° maior economia do estado e se destaca pelo seu potencial no setor de comércio e serviços. O gestor também falou da importância do evento, que reuniu diversas lideranças e movimentos sociais do município. “Aqui nós estamos unindo os diferentes, estamos comemorando e celebrando o aniversário da nossa cidade, mas também a reafirmação da democracia, quando companheiros e companheiras estão aqui convivendo democraticamente, respeitando as diferenças. Mas é que claro que precisamos olhar para o futuro sem perder de vista o nosso passado e reconhecendo que o presente é o momento fundamental de uma nova Feira de Santana, onde a gente possa cuidar da sua beleza, mas principalmente do seu povo”, pontuou.
O gestor também destacou o papel de todos na construção de uma cidade mais próspera. “Celebrar esse momento singular para que possamos enxergar um futuro de prosperidade, de justiça social e combate à desigualdade. Trabalhadores, empregadores, empresários temos que sempre convergir nessa ideia de respeitar a democracia e buscar os caminhos de combater as profundas desigualdades sociais”, finalizou.
A comemoração pelo aniversário da cidade contou ainda com uma sessão ordinário itinerante da Câmara Municipal de Feira de Santana, realizada em Brasília.
Investimentos
Através de protocolos de intenções assinados entre empresas e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em 2023, a previsão é que Feira de Santana receba cerca de R$ 113 milhões em investimentos. São nove empreendimentos que passarão por modernização, ampliação e implantação e juntos devem gerar 732 empregos diretos e indiretos.
“As assinaturas desses protocolos de intenções contribuirão fortemente com Feira. Essas parcerias fomentam investimentos, incentivam a inovação e geram empregos, fundamentais para impulsionar o desenvolvimento”, explicou Almeida