A guerra ao tráfico na cidade de Salvador foi declarada. Dentre as armas utilizadas para seu combate, a Polícia Federal, enviou de navio, do Rio de Janeiro para a capital baiana, veículos blindados com um potente poder de combate: os Scorpion MRAP.
Segundo nota oficial da PF, as três viaturas foram embarcadas em um navio da Marinha e serão utilizados por equipes do Comando de Operações Táticas (COT) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI).
Identificados com o brasão da Polícia Federal e numerados na tampa traseira e nas portas de acesso da tripulação, os carros foram pintados em tons de cinza/canhamo de baixa visibilidade, garantindo a camuflagem.
Além da blindagem transparente, chapas metálicas aumentam o nível de proteção do Scorpion MRAP, reforçando o uso dos blindados em intervenções de impacto. A subunidade responsável pela operação dos veículos é o Comando de Operações Táticas do Departamento da Polícia Federal (COT-DPF). O Scorpion MRAP equipa as Forças Táticas brasileiras.
O veículo é protegido contra emboscadas, resistente a minas terrestres, e foi projetado para equipes de resposta tática. O blindado tem design avançado do casco em forma de V, que garante uma grande distância em relação ao solo e maior grau de rotação do veículo. Com isso, o Scorpion atinge uma capacidade off-road superior.
Ele é totalmente blindado e é capaz de suportar efeitos de explosão de minas e ataques de Dispositivos Explosivos Improvisados (IEDs). O Scorpion conta com suspensões totalmente independentes e os sistemas de freios foram projetados e testados para garantir que suportem o peso total do veículo e carga útil em todos os tipos de terrenos.
"As viaturas já estavam definidas para reforçar o nosso trabalho. Não se trata de uma medida nova. Outros estados têm os seus blindados e agora a Bahia está sendo contemplada", explicou o Superintendente Regional da PF na Bahia, Flávio Albergaria.